Devocional Devocional

Um Vaso Útil




Quando você está cheio de si mesmo Deus não pode lhe preencher. Mas, quando você se esvazia, Deus agora tem um vaso útil!


Paulo, o autor bíblico mais prolífico, se referiu a si mesmo como “o menor dos apóstolos” (1 Coríntios 15:9). O rei Davi não escreveu nenhum salmo celebrando sua vitória sobre Golias, mas ele escreveu um poema público de penitência confessando seu pecado com Bate-Seba. E ainda há José, o pai discreto de Jesus. Ao invés de fazer um nome para si mesmo, ele fez um lar para Jesus. E a ele foi dado o privilégio de nomear o filho, “e ele lhe pôs o nome de Jesus.” (Mateus 1:25 NVI).


Faça uma fila dos milhões que pronunciaram o nome de Jesus e olhe a pessoa selecionada para ficar na frente da fila, José. Parece certo, você não concorda? José abriu mão do seu nome, então Jesus deixou José pronunciar o seu nome. Será que José se arrependeu da sua escolha?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Useful Vessel”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/um-vaso-util/








Deus traz Presentes




Bem antes que você sabia que precisava de graça, seu Pai lhe cobriu. “Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8 NVI). Antes que você soubesse que precisava de um Salvador, você já O tinha. E quando você o pede por misericórdia, ele responde “Eu já lhe dei, filho querido. Eu já dei.”


E tem mais! Quando você coloca a sua confiança em Cristo, ele coloca o Espírito dele em você. E quando o Espírito vier, ele traz dons, presentes como num chá de panela. Um dom espiritual, a Bíblia diz, é dado a cada um de nós como forma de ajudar a igreja (1 Coríntios 12:7).


Quando você se tornar filho de Deus, o Espírito Santo requisita as suas habilidades para o reino de Deus, e eles se tornam dons espirituais. Ninguém fica sem dom. Você está cansado de uma existência ordinária? Sua aventura espiritual lhe espera. A cura pela vida comum começa e termina com Deus.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God Brings Gifts
de “Quebrando a Rotina”








Preparando o Povo Santo de Deus




Todos os bilhões de seguidores de Cristo ao longo dos últimos dois mil anos têm o seguinte em comum: “A cada um é dada a manifestação do Espírito” (1 Coríntios 12:7 NVI). O corpo de Cristo não tem nenhum “Zé Ninguém”. Sem exceção. Sem exclusão.


Nossos dons espirituais fazem uma diferença eterna somente em conjunto com a igreja. Separados do corpo de Cristo, somos como unhas cortadas, cabelo de barba raspada ou cabelo cortado. Quem precisa deles? Ele concede dons para que possamos “preparar o povo santo de Deus”(Efésios 4:11-12 NVI).


Paulo buscou esse termo num dicionário da medicina. Médicos usam o termo para descrever quando restauram um osso quebrado. Pessoas quebradas vêm à igreja. Não com ossos quebrados, mas corações quebrados, lares, sonhos e vidas também. Se a igreja funcionar como a igreja, eles encontram cura. Todos os membros ajudam a curar o quebrantamento, “para fazer o corpo de Cristo mais forte!”


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Preparing God’s Holy People”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/preparando-o-povo-santo-de-deus/








A Linguagem da Solidão




Podemos até gostar de alguns momentos de solidão, mas uma vida inteira? De jeito nenhum. Muitos de nós, no entanto, somos fluentes demais na linguagem da solidão. Meus filhos antes precisavam de mim… a empresa precisava de mim… meu cônjuge precisava de mim. Pessoa solitárias lutam com sentimentos de insignificância.


O que é que você faz? Como é que você lida com clamores para ser valorizado como estes? Bem, alguns se mantêm ocupados enquanto outros se mantêm bêbados. Alguns compram animais de estimação, outros compram amantes. Alguns procuram terapia. Mas poucos procuram a Deus. Ele convida a todos nós a buscarmos a ele. A cura suprema de Deus pela vida comum nos leva a uma manjedoura. “e lhe chamarão Emanuel”, que traduzido significa “Deus conosco” (Mateus 1:23 NVI).


Não há nenhum imposto “retido” com a promessa de Deus. Ele é conosco. Deus é conosco!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Language of Loneliness”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/a-linguagem-da-solidao/








Muito Bem, Servo Fiel




Deus dá dons, não de forma mesquinha, mas em abundância! E ele não dá dons de forma aleatória, mas cuidadosamente “a cada um de acordo com a sua capacidade” (Mateus 25:15 NVI). Lembre-se, nenhuma outra pessoa tem os nossos talentos. Ninguém. Deus lhe eleva do comum, combinando suas habilidades únicas com objetivos escolhidos sob medida.


“Muito bem! Você é um servo bom e fiel!” Jesus dirá a alguns (Mateus 25:23 VFL). Talvez o seu pai nunca lhe elogiou, ou seus professores sempre lhe criticaram, mas Deus irá aplaudí-lo. E para ele lhe chamar de bom… bem, quando ele faz, é para valer! Só ele pode tornar pecadores maus em pessoas boas.


E só ele pode tornar os frágeis em fieis. “Muito bem, bom e fiel…” O ponto? Use a sua natureza singular para aceitar grandes desafios por Deus. A única falha é de não se arriscar falhar!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Well Done Good & Faithful Servant”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/muito-bem-servo-fiel/








Não Perca seu Propósito




Por amor a mais, você pode perder o seu propósito! Só porque alguém lhe oferece conselhos, um emprego, ou uma promoção não quer dizer que você deve aceitar. Deixe a sua natureza singular definir o caminho da sua vida. Isaías orou “Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.” (Isaías 26:3 NVI).


Antes que você troque o seu título de emprego, examine a sua perspectiva de vida. Como diz um provérbio Japonês “Ainda que você durma num quarto com mil tapetes, você só poderá dormir em cima de um deles.” Sucesso não é definido por posição ou salário, mas por isso: Fazendo mais daquilo que você faz melhor.


Pais, deem este conselho para seus filhos. Ensinem eles a fazerem tão bem o que eles amam fazer que alguém os pagará para fazer isso. “Não fiquem obcecados por adquirir bens materiais. Estejam satisfeitos com o que já possuem.” (Hebreus 13:5 MSG).


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Don’t Lose Your Purpose”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/nao-perca-o-seu-proposito/








Você foi Criado para isso




Note como Deus descreveu o construtor Bezalel, “O enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística para […] executar todo tipo de obra artesanal.” (Êxodo 31:3-5 NVI). Você consegue ouvir o prazer na voz de Deus?


Quando você faz o máximo daquilo que você faz melhor, você faz disparar os botões de orgulho no colete de Deus. No filme Carruagens de Fogo, Eric Liddell defendeu sua devoção à corrida quando contou à sua irmã “Deus me fez rápido, e quando eu corro eu sinto o prazer dele.” Quando é que você sente o prazer de Deus? Quando é que você olha para os céus e diz “Eu fui feito para isto!”?


Quando o assunto é ser você, você foi feito para este papel. Então diga suas palavras com confiança!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “You Were Made for the Part”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/voce-foi-criado-para-isso/








Não se compare com os outros





O apóstolo Paulo disse “Cada um examine com cuidado a si mesmo e a maneira segundo a qual está cumprindo a missão que recebeu e dedique atenção total a ela. Não fiquem admirando a si mesmo nem se comparando com os outros. Cada um precisa assumir o compromisso de fazer o melhor que puder com sua vida” (Gálatas 6:4-5 MSG).


Antes que Thomas Merton seguiu a Cristo, ele seguiu dinheiro, fama e a sociedade. Ele chocou muitos dos seus colegas quando ele trocou tudo pela vida de um monge trapista. Muitos anos depois um amigo visitou o mosteiro e não conseguia ver nenhuma diferença importante nele. “Tom,” ele disse “você não mudou nada.” “Porque eu deveria?” Tom respondeu. “Aqui nosso dever é de ser cada vez mais a nós mesmos, não menos.”


Deus nunca lhe chamou a ser nada menos que você mesmo. Mas, ele chama sim para ser o melhor você que você pode ser. A pergunta é, no seu melhor, quem é você?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Don’t Compare Yourself With Others”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/nao-se-compare-com-outros/









Uma Ideia Totalmente Nova




Deus fez você e quebrou o molde. Cada bebê é uma ideia totalmente nova da mente de Deus. Examine a história em busca da sua réplica; você não a encontrará. Deus lhe fez sob medida. Você não é um de muitos tijolos na pilha do pedreiro ou um de dezenas de parafusos na gaveta do mecânico. Você é único! E se você não for você mesmo, a gente não receberá você. O mundo perderá.


Você oferece um presente à sociedade que nenhuma outra pessoa traz. Quando você e eu fazemos mais daquilo que fazemos melhor para a glória de Deus, nós ficamos “maravilhosamente funcionando no corpo de Cristo” (Romanos 12:5 MSG).


Você tem uma parte que não é pequena, pois não tem parte pequena. Deus “modelou cada pessoa, uma por vez” (Salmo 33:15 MSG). Nós precisamos que você seja você. E VOCÊ precisa ser você!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Brand New Idea”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/uma-ideia-totalmente-nova/








Vivendo no seu Ponto Forte




Você está vivendo em seu ponto forte? Fazendo o que você faz bem, o que você sempre quis fazer? Essa última pergunta perturba algumas pessoas. Será que Deus me deixaria fazer o que eu realmente quero fazer? Sim, ele deixaria. “É Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” (Filipenses 2:13 NVI).


A Escritura diz “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.” (Salmo 37:4 NVI).


Seu Pai é gracioso demais para lhe condenar a uma vida miserável. Veja seus desejos como dons para seguir ao invés de anseios para suprimir. O que é que você sempre fez bem e amava fazer? Leia sua vida de frente para trás. Deleite-se em seus momentos de sucesso e satisfação. No encontro dos dois, você encontrará a sua singularidade!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Living in Your Sweet Spot”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/vivendo-no-seu-ponto-forte/








A Criança é Pai Para o Homem




“A criança é pai para o homem”, escreveu William Wordsworth. Quer direção para o futuro? Então examine sua vida para trás.


Pesquisadores de emprego perguntaram mais de setenta mil pessoas esta pergunta: “Quais as coisas que você fez na vida e gostou de fazer e acha que fez bem?” Em todos os casos as pessoas voltaram para o mesmo padrão de funcionamento. Ou seja, nosso passado nos apresenta o nosso futuro.


A Bíblia diz “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2:10 NVI). Você é um desenho feito a mão no céu. O que Deus disse sobre Jeremias, ele disse sobre você: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi!” (Jeremias 1:5 NVI).


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Child is Father of the Man”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/a-crianca-e-pai-para-o-homem/








Lugar para você na mesa de Deus




Irado. Arisco. Acusador. Rixoso. Junte tudo isso em uma palavra e soletre-a: A-M-A-R-G-O. Se colocar tudo numa pessoa, essa pessoa é o poço, o calabouço de amargura. O calabouço lhe convida a entrar. Você pode, né? Você pode, você conhece. Você já experimentou dor o suficiente. Você já foi traído várias vezes. Você pode escolher, como muitos, ficar acorrentado à sua dor.


Ou você pode escolher, como alguns, deixar para trás. Você pode escolher ir à festa. Tem uma vaga para você lá. Se você é um filho de Deus, ninguém pode tirar seu direito de filho. E isto foi exatamente o que o Pai disse ao seu filho em Lucas 15. “Você está sempre comigo. Tudo que tenho é seu.”


O que você tem é mais importante do que o que você não tem, e isto é, seu relacionamento com Deus Pai! Seu lugar à mesa de Deus é permanente!


Tradução por Dennis Downing
de “Ele Ainda Remove Pedras”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/lugar-para-voce-na-mesa-de-deus/








Esculpido do Nada




Você é mais do que algo que aconteceu por acaso, uma união da hereditariedade e sociedade. Graças a Deus, você foi “esculpido do nada até ser alguma coisa.” (Salmo 139:15 MSG). Ele fez você único. O pensamento secular, de modo geral não aceita isso. A sociedade simplesmente diz “Você pode ser quem você quiser.”


Mas, será que você pode? Deus nunca pré-fabrica pessoas ou as produz em massa. “Eu faço todas as coisas novas” ele declara. (Apocalipse 21:5). Então, você pode fazer algo que nenhuma outra pessoa pode fazer de uma maneira que nenhuma outra pessoa faria. “Cada um examine com cuidado a si mesmo e a maneira segundo a qual está cumprindo a missão que recebeu e dedique atenção total a ela” (Gálatas 6:4 MSG). Quando você mais faz o que você melhor faz, você coloca um sorriso no rosto de Deus.


O que poderia ser melhor do que isso?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Sculpted From Nothing Into Something”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/esculpido-do-nada/








A Grande Ideia




A Escritura diz “Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho.” (Eclesiastes 2:24 NVI).


Eu acabei de escutar um gemido. “Mas Max, meu trabalho é só isso, trabalho! Ele paga minhas contas.” “Satisfação no trabalho? Não faço ideia como encontrar o meu dom.” “Honrar a Deus? Depois da bagunça que fiz da minha vida?”


Aqui está a grande ideia, faça da sua singularidade algo que engrandecerá a Deus cada dia da sua vida. Na convergência destes três: o que você faz, porquê você faz e onde você faz, é a cura pela vida comum. É seu ponto forte! Você tem um, sabia?


Sua vida tem um enredo, seus anos têm um tema. Você consegue fazer algo de uma maneira que nenhuma outra pessoa consegue. E quando você encontra este algo e faz, você descobre outro ponto forte!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Big Idea”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/a-grande-ideia/








Deus se importa com seu trablho




E seu trabalho é importante para a sociedade. Cidades precisam de encanadores. Ossos quebram. Precisamos de profissionais para consertar ambos. Alguém tem que criar crianças e plantar cana de açúcar. Queira você faça um login ou amarre os cadarços para começar o dia, você imita a Deus. Jesus disse, “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando” (João 5:17 NVI).


Deus vê seu trabalho como merecedor do seu próprio mandamento. “Trabalhe seis dias, mas descanse no sétimo” (Êxodo 34:21 NVI). Queira você trabalhar em casa ou no mercado, Deus se importa com o seu trabalho.


Sua carreira consome metade da sua vida. Não é certo que ela faça Deus conhecido? Aquelas quarenta a sessenta horas por semana não pertencem também a ele?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Your Work Matters to God”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deus-se-importa-com-seu-trabalho/








Fazendo "Grande Coisa" de Deus




Deus nos concede dons para que possamos fazer ele conhecido. Isso mesmo! Deus abençoa o atleta das olimpíadas com velocidade, o vendedor com sabedoria, o cirurgião com capacidade. Por quê? A grande resposta é para fazer grande coisa de Deus. Para exaltá-lo, para anunciá-lo.


Deus tem dado dons para cada um de nós da grande variedade de dons espirituais dele. Administre estes dons bem e glória será dada a Deus. Faça o alvo da sua vida que “em todas as coisas Deus seja glorificado!” (1 Pedro 4:10-11 NVI).


Quando você glorifica o seu Criador com as suas forças, seus dias se tornam mais doces. E para realmente adoçar o seu mundo, use da sua singularidade para fazer grande coisa de Deus, todos os dias da sua vida!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Making a Big “To Do” of God”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/fazendo-grande-coisa-de-deus/








Mostrando quem Deus é




Cada pessoa é dada algo a fazer que mostra quem Deus é! (1 Coríntios 12:7). E quando Deus dá uma tarefa, ele dá também a capacidade. Olhe você com sua facilidade incomum com números. Outros olham para plantas baixas e bocejam; você as olha e fica maravilhado. Eu fui criado para isso, você diz. Olhe para sua vida. O que é que você faz bem consistentemente? O que é que você ama fazer?


Você tem um chamado incomum para uma vida incomum. Isso acaba com a desculpa de que você não tem nada a oferecer. Chega de reclamações autodepreciativas, eu não presto para qualquer coisa. E chega também do seu oposto arrogante: “Eu tenho que fazer tudo.”


Imite Paulo que disse “Nós não nos orgulhamos além dos limites, mas somente dentro do campo de ação que Deus nos deu” (2 Coríntios 10:13 VFL). Extraia a sua singularidade. “Mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você!”) (2 Timóteo 1:6 NVI). E faça isso para exaltar a Deus!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Showing Who God Is”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/mostrando-quem-deus-e/








Deus fez uma Versão de Você




Da Vinci pintou uma Mona Lisa. Beethoven compôs uma Quinta Sinfonia. E Deus fez uma versão de você! Deus lhe fez de forma única para um propósito singular “a cada um de acordo com a sua capacidade” (Mateus 25:15 NVI).


“O Espírito se mostra em cada uma das pessoas, para o benefício de todos” (1 Coríntios 12:7). O apóstolo Paulo disse que o Espírito deu a alguns de nós? …ou poucos de nós? Não! O Espírito deu a cada um de nós uma maneira especial de servir os outros.


Você não precisa fazer tudo! Você não é a solução de Deus para a sociedade, mas você é uma solução dentro da sociedade. Não se preocupe com as habilidades que você não tem. Não deseje os dons que outros têm. É só aproveitar a sua singularidade, para a glória de Deus!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God Made One Version of You”
de “Quebrando a Rotina”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deus-fez-uma-versao-de-voce








O Amor Cobra uma Multidão de Pecados




Você alguma vez já ouviu alguém fofocando sobre uma pessoa que você conhece? “Bem, eu ouvi dizer que ela…” “Ó, mas você não sabia que ele…” Então de repente é a sua vez. O que você tem a dizer? Todo mundo está falando mal do seu amigo. O que você diz? Eis o que o amor diz: Amor não fala. O amor mantém o silêncio. 1 Pedro 4:8 diz “O amor cobre uma multidão de pecados.” Se amor diz alguma coisa, fala palavras de defender, palavras de bondade e palavras de proteção.


Deus tem nos coberto. Ele nos protege com um manto de amor. Você não gostaria de fazer o mesmo? Jesus disse “Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mateus 24:40 NVI).


Você conhece alguém que precisa de proteção? Claro que conhece.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Love Covers a Multitude of Sins”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-amor-cobre-uma-multidao-de-pecados/








O Manto de Amor de Deus




O amor sempre protege! (1 Coríntios 13:6-7). Nós nos escondemos; Deus procura. Nós trazemos pecado; Ele traz um sacrifício. Nós tentamos folhas de figueira; Ele traz um manto de justiça. E cabe a nós cantar o cântico do profeta “ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias.” (Isaías 61:10 NVI).


Você tem um manto de amor? Você conhece alguém que está precisando? Quando você cobre alguém com cuidado, você está cumprindo o que Paulo tinha em mente quando ele escreveu a frase “o amor tudo suporta”.


A raiz da palavra traduzida como “suporta” significa “cobrir ou esconder.” Suportar transmite a ideia de cobrir com um manto de amor; cobrir com encorajamento; cobrir com tenro cuidado. Já pensou em seu Criador como alfaiate? Ele lhe deu o seu manto mais fino de amor!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God’s Cloak of Love”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-manto-de-amor-de-deus/








Jesus Suportou Tudo




Não seria tão bom se o amor fosse como a fila numa cafeteria? Opções sem fim para decidir e escolher o que você quer. Mas não seria amor! A Escritura diz “O amor… Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7 NVI).


Mas, como podemos amar aqueles que são difíceis de amar? Tal amor não é fácil. Nem era para Jesus. “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los?” (Marcos 9:19 NVI). Sabendo que Jesus fez este tipo de indagação nos conforta. Mas ouvir como ele respondeu vai nos mudar. Até quando? Até que cada pecado encharque minha alma sem pecado para que o céu se afaste em horror, até que meus lábios inchados pronunciem a transação final: “Está consumado!” Até quando? Até que me mate.


Jesus sofreu tudo, acreditou tudo, esperou tudo e suportou tudo. Tudo.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Jesus Bore All Things”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/jesus-suportou-tudo/








Deus é Amor




“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” (1 João 4:10).


Quando o assunto é amor, tenha cuidado. Olhe bem ao seu redor. Não tente forçar o que é errado para ser certo. Fique orando. O amor é um fruto do Espírito. Peça para Deus lhe ajudar a amar como ele ama. “Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5:5 NVI).


Seja grato por aqueles que lhe encorajaram a fazer o que é certo e aplaudiram quando você o fez. E não é bom saber que, mesmo quando nós não amamos com um amor perfeito, ele ainda ama assim? Deus sempre nutre o que é bom. Ele nunca agiu errado, nem levou uma única pessoa a errar ou regozijou quando alguém errou. Pois ele É amor!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God is Love”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deus-e-amor/








Teste de DNA de Amor




Você já tomou decisões sobre seus relacionamentos baseado em seus sentimentos e não nos fatos? Quando o assunto é amor, os sentimentos é que mandam. Emoções guiam o navio.


Já queria um teste de DNA do amor? Paulo nos oferece um: “O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.” (1 Coríntios 13:6 NVI). Neste versículo há um teste de amor. O amor não pede para uma pessoa fazer o que é errado. Se você se vê provocando o mal nos outros, dê atenção ao alarme. E se os outros provocam o mal no seu coração, esteja atento. Aquela sirene que você ouve? É o detector de falso-amor.


O amor não derruba as convicções dos outros. Pelo contrário “o amor edifica!” (1 Coríntios 8:1). Pergunte-se isso: Eu encorajo esta pessoa a fazer o que é certo? Porque o verdadeiro amor “não se alegra com o pecado dos outros, mas se alegra com a verdade.”


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God’s Love is Unfailing”
de “Um Amor Que Vale a Pena”








Enchendo as Nossas Mentes com o Amor de Deus




O que acontece quando enchemos as nossas mentes com pensamentos sobre o amor de Deus? Será que ficando em pé sob a chuva da graça dele mudaria como nos sentimos sobre outros?


Não basta manter as coisas ruins fora. Temos que deixar as coisas boas entrar. Não basta não manter uma lista de injustiças. Temos que cultivar uma lista de bênçãos. Paulo diz “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:8 NVI).


Pensar transmite a ideia de refletir, estudar e focar… deixando o que é visto ter um impacto em nós. Quer fazer uma lista? Então faça uma lista das misericórdias dele. Faça uma lista das vezes que Deus lhe perdoou. Ao invés de estocar o azedo, faça um estoque do doce!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Filling Our Minds with God’s Love”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/enchendo-as-nossas-mentes-com-o-amor-de-deus/








Você não é a Vítima dos seus Pensamentos




A vida tem um jeito de descarregar o seu lixo na porta da nossa casa! Seu marido trabalha demais. Sua esposa reclama demais. Seu chefe exige demais. Seus filhos reclamam demais. O resultado? Lixo. Montes de pessimismo, culpa, ansiedade. Tudo amontoa. E os Fariseus? Eles mataram o Cristo nos seus corações antes que o mataram na cruz.


Os pensamentos de hoje são as ações de amanhã. Será que foi por isso que Paulo escreveu “O amor… não guarda rancor.” (1 Coríntios 13:5). Nós temos uma escolha. Paulo diz que temos quando ele escreve “levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (2 Coríntios 10:5 NVI). Egoísmo, arreda! Ciúmes… vá embora! Você não é vítima dos seus pensamentos.


Se os pensamentos de hoje são as ações de amanhã, o que acontece quando enchemos as nossas mentes com os pensamentos do amor de Deus? Será que nos banhando na chuva da sua graça vai mudar como nós sentimos para com os outros? Absolutamente!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “You Are Not a Victim of Your Thoughts”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/voce-nao-e-a-vitima-dos-seus-pensamentos/








Deixe Deus lhe Aceitar




Você acha que Deus pode curar seu coração zangado? Ele faz a mesma pergunta a você que ele fez ao aleijado em João 5:6, “Você quer ser curado?”. Nem todos querem. A raiva pode ser parte da sua identidade.


O emprego de T.D. Terry provocou nele ataques diários de raiva. Uma árvore perto da entrada da casa dele era alta. Depois perdeu alguns galhos. Depois de algum tempo, só restou um toco. T.D. explicou “Eu descontei a minha raiva na árvore. Eu usei um machado. Eu arranquei os galhos.


Eu não queria entrar em casa com raiva, então eu deixei a minha raiva na árvore.” Vamos fazer o mesmo. Vamos levar a nossa raiva à arvore no morro. Deixe na árvore de Calvário. Deixe Deus lhe aceitar. Tome um longo gole do amor infinito dele e se acalme!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Let God Accept You”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deixe-deus-lhe-aceitar/








Jesus não Admite Hierarquias




O amor não se vangloria, não se orgulha (1 Coríntios 13:4 NVI). Jesus não tem lugar para hierarquias. A solução dele para sistemas de castas? Uma mudança de direção. Num mundo de mobilidade para cima, escolha se mudar para baixo. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos” (Filipenses 2:3 NVI). Jesus inverteu a ordem de hierarquias.


Você faria o que Jesus fez? Ele trocou um castelo imaculado por um estábulo sujo. Ele trocou a adoração dos anjos pela companhia de assassinos. Se você soubesse que apenas alguns se importariam que você veio, você ainda viria? Se você soubesse que aqueles que você ama iriam rir na sua cara, você ainda se importaria?


A palma que segurou o universo tomou o prego de um soldado. Por quê? Porque é isso que o amor faz! Ele lhe ama tanto! Beba profundamente do amor de Deus por você. E peça para ele encher seu coração com um amor que vale a pena dar!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “No Pecking Orders with Jesus”
de “Um Amor Que Vale a Pena”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/jesus-nao-admite-hierarquias/








Consequências da Inveja




Quais as consequências da inveja? A solidão está no topo da lista. Salomão diz “O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja?” (Provérbios 27:4). Quem quer passar tempo com um tolo invejoso? Num cemitério na Inglaterra tem uma lápide com a seguinte inscrição, “Ela morreu por querer coisas.” Ao lado tem outro “Ele morreu tentando dá-las a ela!”


Os judeus tinham uma palavra para inveja: qua-nah. Significava “se tornar intensamente vermelho”. Você já viu inveja de rosto vermelho? Deus retém o que desejamos para nos dar o que precisamos. Você trocaria o presente de menor valor pelo de maior valor de conhecer a Deus? Se você trocaria, então a sua inveja passará. A inveja não tem combustível quando o amor verdadeiro é recebido!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Consequences of Envy”
de “Um Amor Que Vale a Pena”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/consequencias-da-inveja/








Seja Bondoso Para Consigo Mesmo




Bondade em casa. Bondade em público. Bondade na igreja e bondade para com nossos inimigos. Cobre basicamente tudo, não é verdade? Quase. Mais alguém precisa da sua bondade. Quem será? VOCÊ! Já que Deus é tão bondoso para conosco, será que nós não podemos ser um pouco mais bondosos para conosco mesmo?


Mas, Max, você não me conhece. Você não conhece minhas falhas e meus pensamentos. Você não sabe das queixas e reclamações que fico murmurando. É verdade que não conheço. Mas Ele conhece. Ele sabe tudo sobre você, mas ele não deixa de ser bondoso para contigo. Ele, conhecendo todos seus segredos, retratou alguma promessa ou pediu de volta alguma bênção? Ele perdoa suas falhas, lhe chama de embaixador, seguidor dele, até filho dele.


No livro de Deus você é coisa boa. Seja bondoso para consigo mesmo. Deus lhe vê como merecedor da bondade dele. E ele é bom juiz de caráter.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Be Kind to Yourself”
de “Um Amor Que Vale a Pena”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/seja-bondoso-para-consigo-mesmo/








Sua Cota de Bondade




Eu já fui para vários seminários sobre estratégia e edificação de equipes. Mas não posso dizer que já fui ou até ouvi falar de uma palestra sobre bondade. Jesus, no entanto, discordaria das nossas prioridades. “Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’.” (Mateus 9:13 NVI).


Quão bondoso é você? Qual pessoa é a mais ignorada ou evitada? Um aluno tímido? Um empregado mal humorado? E aqui vai um desafio: que tal seus inimigos? Como é a sua bondade para com aqueles que querem o que você tem ou tomam o que é seu? Que tal o chefe que lhe demitiu ou a esposa que lhe deixou? A misericórdia é o gesto mais profundo de bondade.


O Apóstolo Paulo disse “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32 NVI).


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Your Kindness Quotient”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/sua-cota-de-bondade/








A Bondade de Jesus




Pensamos logo no poder de Jesus, sua paixão, e sua devoção. Mas aqueles próximos a Jesus sabiam e sabem que Deus vem envolto em bondade. “O amor é bondoso” escreve Paulo. Davi concorda, “para mim, a tua bondade vale mais que a própria vida.” (Salmo 63:3 OL).


Mas o convite de Jesus oferece a prova mais doce da bondade do céu. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28 NVI).


Eu fico pensando, quantos fardos Jesus está carregando para nós que nem fazemos ideia? Ele carrega o nosso pecado. Ele carrega a nossa vergonha. Quantas vezes agradecemos a ele pela sua bondade? Ele não lhe libertou de algumas situações complicadas? E houve alguma vez que ele estava ocupado demais para escutar a sua história? E já que Deus tem sido tão bondoso com você, será que você não pode ser bondoso para com os outros?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Kindness of Jesus”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/a-bondade-de-jesus/








Pessoas Pacientes




A paciência é um fruto do Espírito. Ela produz o fruto de amor, alegria, paz, paciência! Você já pediu a Deus para lhe dar fruto? Bem, eu já uma vez, mas… Mas, o quê? Será que você… ficou impaciente? Ele não ficará impaciente com você rogando, e você receberá paciência em suas orações.


Enquanto você estiver orando, peça entendimento. “O homem paciente dá prova de grande entendimento.” (Provérbios 14:29). Será que sua impaciência vem de uma falta de entendimento? A paciência sempre pega carona com o entendimento. “O que tem entendimento refreia a língua.” (Provérbios 11:12). Antes que você estoure, escute. Antes que você ataque, preste atenção. Antes de qualquer outra coisa… o amor é paciente!


Deus está sendo paciente com você (2 Pedro 3:9) E se Deus está sendo paciente com você, será que você não pode repassar a paciência para os outros? Claro que você pode! Porque antes que o amor é qualquer outra coisa, ele é paciente!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Patient People”
de “Um Amor Que Vale a Pena”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/pessoas-pacientes/








O Amor é Paciente




Alguém já lhe falou sobre a paciência de Deus? A paciência e a disposição dEle de suportar você! “O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.” (Salmo 103:8).


Paulo apresenta a paciência como a expressão suprema do amor. Posicionado na liderança da Armada de Amor do apóstolo – um ou dois barcos adiante de bondade, gentileza e perdão – está o navio almirante conhecido como paciência. “O amor é paciente!” (1 Coríntios 13:4). A paciência espera. Ela escuta. Ela é devagar para esquentar.


É assim que Deus nos trata. E, segundo Jesus, é assim que devemos tratar uns aos outros. Quão por dentro você está com a paciência de Deus? Você já ouviu falar. Você já leu sobre ela. Mas, você já recebeu? A prova está na sua paciência. A paciência recebida de forma profunda resulta em paciência livremente oferecida!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Love is Patient”
de “Um Amor Que Vale a Pena”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-amor-e-paciente/








Vivendo Amado




O segredo do amor é vivendo amado. É o esquecido primeiro passo em relacionamentos. Lembra-se da oração de Paulo? “Peço que Cristo viva nos seus corações por meio de fé, e que a vida de vocês tenha raízes e alicerces no amor.” (Efésios 3:17 VFL).


Muitas pessoas nos mandam amar. Só Deus nos dá o poder para amar. Sabemos o que Deus quer que façamos. “E este é o seu mandamento… que nos amemos uns aos outros.” (1 João 3:23 NVI). Mas, como é que podemos? Como é que podemos ser bondosos para com aqueles que são rudes para conosco?


Como é que podemos amar como Deus ama? Sendo amados. Isso se faz seguindo o princípio: receba primeiro e ama depois. Deus lhe ama pessoalmente… poderosamente… apaixonadamente! Ele lhe ama com um amor que não falha. Outros prometeram e falharam. Mas Deus tem prometido e consegue!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Living Loved”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/vivendo-amado/








O Amor de Deus é sem Falhas




Deus lhe ama. Pessoalmente. Poderosamente. Apaixonadamente! Deus lhe ama com um amor que não falha. E o amor dele, se você o permitir, pode lhe encher e lhe deixar com um amor que vale a pena compartilhar!


Será que o primeiro passo do amor não é na direção dos outros e sim na direção dEle? Será que o segredo do amor é de conseguir receber? Você concede amor depois de primeiro receber. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19 NVI). Quer amar mais? Comece aceitando seu lugar como filho muito querido. “sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou” (Efésios 5:1-2).


Nós precisamos de ajuda de uma fonte além de nós. Uma transfusão. Será que queremos amar como Deus ama? Então comecemos por receber o amor de Deus.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God’s Love is Unfailing”
de “Um Amor Que Vale a Pena”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-amor-de-deus-e-sem-falha/








Quando Tudo Muda




Você está na véspera de uma mudança? Um novo capítulo? Uma nova estação? A mensagem do céu para você está clara: quando todo o resto muda, a presença de Deus sempre permanece. Você viaja em companhia do Espírito Santo, que “lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que (Jesus) lhes disse” (João 14:26 NVI).


Então, faça amizade com o que há de vir. Mudança é uma parte da vida, e uma parte necessária da estratégia de Deus. Para nos usar para mudar o mundo, ele altera as nossas tarefas.


Mas, alguém poderia perguntar, como explicar as mudanças trágicas que Deus permite? Algumas coisas não fazem sentido. Mas, elas fazem sentido se as virmos de uma perspectiva eterna. O que não faz sentido nesta vida fará sentido perfeito na vida por vir. Como Paulo escreveu “essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento.” (2 Coríntios 4:17 NTLH).


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “When Everything Changes”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/quando-tudo-muda/







É seu Pai




Uma das minhas lembranças favoritas de infância é falar com meu pai quando ele voltava do trabalho. Meu irmão e eu pegávamos nossos lugares no sofá e assistíamos desenhos animados, sempre com um ouvido atento para a calçada de casa. Até mesmo o melhor “Patolino” era abandonado quando ouvíamos seu carro. Eu corria para encontrar meu pai e ser arrebatado por seus grandes braços. Ele colocava seu grande chapéu de palha na minha cabeça, e por um momento eu virava um cowboy.


Quando entrávamos em casa e abríamos sua lancheira, qualquer comida que tivesse sobrado (e sempre sobrava) era para eu e meu irmão dividirmos. O que mais poderia um menino de cinco anos querer?


Mas imagine se meu pai, ao invés de vir para casa, só mandasse algumas coisas para casa. Não daria. Não seria suficiente. Até mesmo um menino de cinco anos sabe que é a pessoa, não o presente que importa. Não é o adorno; é o pai!


Tradução por Dennis Downing
em inglês: “It’s the Father”
de “Dad Time”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/e-seu-pai/








Scrooge não Criou o Mundo




Scrooge não criou o mundo: foi Deus! Salmo 104 celebra essa criação prodigiosa com vinte e três versículos de bênçãos detalhadas: os céus e a terra, as águas e os rios e árvores, e o azeite e pão e as pessoas e os leões. Deus é a fonte de “uma infinidade de criaturas maravilhosas”, escreve o Salmista, “Cada um desses seres vivos depende de ti para o seu sustento diário.” (vv. 15, 25, 27).


E ele faz isso! Deus é o grande doador. O grande fornecedor. A fonte de toda bênção. Deus é o dono de tudo e nos dá todas as coisas para desfrutarmos. Saia do medo da escassez para o conforto da provisão. Menos acumulação e mais compartilhamento. A mensagem recorrente das Escrituras é clara. Deus é dono de tudo. Deus compartilha tudo. Confie nele, não nas coisas!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Scrooge Didn’t Create the World”
de “Sem Medo”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/scrooge-nao-criou-o-mundo/








Na Tempestade




Depois que os discípulos de Jesus lutaram contra uma tempestade furiosa por nove horas geladas, por volta das 4 horas da manhã o impensável aconteceu. Eles avistaram alguém andando sobre as águas. “Quando o viram andando por sobre a água do lago, ficaram apavorados e disseram: É um fantasma! e gritaram de medo. (Mateus 14:26 VFL). Eles não esperaram ver Jesus chegando para eles dessa forma.


Nem nós esperamos. Nós esperamos ver ele chegando na forma de hinos tranquilos no domingo de Páscoa ou em retiros calmos. Esperamos encontrar Jesus em devocionais de manhã e meditações. Nunca esperamos vê-Lo num divórcio ou ato de despejo. Nunca esperamos vê-Lo numa tempestade. Mas é nas tempestades que ele faz o seu melhor trabalho, pois é nas tempestades que ele consegue nossa atenção total.


Jesus respondeu ao medo dos discípulos com um convite que merece ser escrito na pedra angular de cada igreja e arco residencial. “Não tenha medo,” ele disse. “Tenha coragem. Estou aqui!” (Mateus 14:27).


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “In the Storm”
de “Sem Medo”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/na-tempestade/








Um Celeiro de Oração




Todas as pessoas são povo de Deus, inclusive as pessoas pequenas que sentam em nossas mesas. Sábios são os pais que regularmente devolvem seus filhos a Deus.


Pais, podemos fazer isso. Podemos levar nossos medos como pais para Cristo. De fato, se não levamos nossos medos a Ele, vamos levá-los aos nossos filhos. Uma família sem espaço para respirar sufoca uma criança. Medo pode também criar pais permissivos demais que abraçam bastante, mas faltam na disciplina.


Como é que podemos evitar os dois extremos? Oramos. Jesus não comenta sobre palmadas, rivalidade entre irmãos, ou educação de crianças. Mas, as ações dele falam volumes sobre oração. Cada vez que um pai ora, Cristo responde. A grande mensagem dele para pais e mães? Tragam seus filhos para mim. Crie-os num celeiro de oração.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Greenhouse of Prayer”
de “Sem Medo”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/um-celeiro-de-oracao/










Pare de Ficar Inseguro Quanto à Sua Vida




A preocupação tem mais dúvidas do que respostas, mais trabalho do que energia, e pensa com frequência em desistir. Não há tempo, sorte, crédito, sabedoria ou inteligência o suficiente. Parece que nunca temos o suficiente então nós nos preocupamos. Mas a preocupação não funciona. Você pode dedicar uma década de pensamentos ansiosos à brevidade da vida, e não extendê-la por um minuto. A preocupação nada produz.


Deus não condena a preocupação legítima em relação às nossas responsabilidades, mas sim a mentalidade que despreza a presença de Deus. A ansiedade destrutiva subtrai Deus do futuro e soma os desafios do dia sem incluir Deus na equação. Jesus nos dá este desafio: “seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.” (Mateus 6:32-33 NVT).



Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Stop Being Uneasy About Your Life”
de “Sem Medo”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/pare-de-ficar-inseguro-quanto-a-sua-vida/








O Amor Perfeito dEle




Se Deus nos amasse com um amor imperfeito, teríamos motivos para nos preocupar. Amor imperfeito mantem uma lista de pecados e a verifica com frequência. Deus não mantem nenhuma lista das nossas falhas. O amor dEle afasta o medo porque ele afasta o nosso pecado. Segure o seu coração nessa promessa e aperte o nó.


Lembre as palavras da epístola de João: “Mesmo que o nosso coração nos acuse de termos pecado. Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.” (1 João 3:20 VFL).


Quando você se sente sem perdão, mande o sentimento embora. Emoções não tem voto. Volte às Escrituras. A Palavra de Deus reina no lugar de autocriticas e inseguranças. Você conhece a graça de Deus? Então você pode amar com ousadia e viver com vigor. Nada fomenta a coragem como uma compreensão clara da graça!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “His Perfect Love”
de “Sem Medo”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-amor-perfeito-dele/








Pais em Desespero vão a Jesus




Em Marcos 5:23 encontramos Jairo – um líder da sinagoga – um dos homens mais importantes da comunidade. Mas o homem nesta história é um homem humilde, dizendo vez após vez, “Minha filhinha está morrendo. Venha e ponha suas mãos sobre ela para que ela seja curada e viva.” Ele não barganha com Jesus. Ele não negocia. Não dá desculpas. Só implora!


Há momentos em que tudo o que você tem para oferecer é nada em comparação ao que você está pedindo para receber. O que um homem poderia oferecer em troca da vida de seu(sua) filho(a)? Portanto, não há manobras, nem pechinchas. Jairo pede ajuda. E Jesus, que ama o coração honesto, vai para dar-lhe. E Deus, que sabe o que é perder um filho, dá poder aos Seu Filho!


Tradução por Dennis Downing
em inglês “Desperate Dads Go to Jesus”
de “Dad Time”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/pais-em-desespero-vao-a-jesus/








A Boa Ideia de Deus




Pior ainda, você está discordando de Deus. Questionando o juízo dele. Desafiando o gosto dele. Segundo Deus, você foi feito “de modo especial e admirável” (Salmo 139:14). Ele não consegue parar de pensar em você! Se você pudesse contar os pensamentos dele sobre você, seriam “mais do que os grãos de areia” (Salmo 139:18).


Se um jogador de basquete ficar repetindo a frase, “Não vou conseguir enterrar essa cesta, nunca vou conseguir essa cesta,” sabe o quê? Ele nunca vai conseguir a cesta! Medo de insignificância cria o resultado que teme; e chega no destino que tenta evitar. Se você passar os seus dias murmurando “Eu nunca farei uma diferença, eu não valho nada,” você se condena a uma vida melancólica sem perdão.


Por que ele lhe ama tanto? Pela mesma razão que o artista ama os seus retratos e o fabricante de barcos ama suas embarcações. Você é ideia dele. E Deus só tem boas ideias!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God’s Good Idea”
de “Ansiosos Por Nada”

Fonte: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/a-boa-ideia-de-deus/








Não tenha Medo




Medo. Ele cria uma forma de amnésia espiritual. Ele cega nossa memória de milagres. Nos faz esquecer o que Jesus já fez e como Deus é bom. Quando o medo forma as nossas vidas, a segurança se torna nosso deus. Quando a seguranças se torna o nosso deus, adoramos a vida sem riscos.


Os que estão tomados de medo não podem amar profundamente. O amor é arriscado. Não é de se admirar que Jesus fez tamanha guerra contra o medo. Os Evangelhos listam 125 imperativos de Cristo. Destes, 21 nos exortam assim: “não tenha medo”, “não temas”, ou “tenha coragem”, ou “tenha bom ânimo”. Se a quantidade é algum indicador, Jesus leva a sério os nossos medos. A declaração que ele fez mais do que qualquer outra é: “não tenha medo!”.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Don’t Be Afraid”
de “Ansiosos Por Nada”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/nao-tenha-medo/







Chamado à Coragem




Você se lembra como sua mãe sempre dizia “Seja pontual”, ou “Você organizou seu quarto?”. Será que os discípulos de Jesus chegaram a refletir nas frases mais repetidas de Cristo? Se sim, eles teriam notado, Ele estava sempre nos chamando a ter coragem.


“Coragem, meu filho!” ele disse “Os seus pecados estão perdoados.” (Mateus 9:2 NTLH). “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma.” (Mateus 10:28 NTLH). “Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” (João 14:27 NTLH).

Chamado à Coragem
de Max Lucado


Jesus não queria que você vivesse num estado de medo. Nem você quer isso. Tenho certeza que você nunca ouviu declarações como “Minhas fobias me deram tanto ânimo.” ou “Sou uma pessoa bem melhor desde que perdi a esperança.” Jesus sai da tempestade e pergunta “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” (Mateus 8:26 NVI). Veja, a histeria não vem de Deus. 2 Timóteo 1:7 diz “Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos!”



Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Called to Courage”
de “Ansiosos Por Nada”
Fonte: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/chamado-a-coragem/







O Homem Abençoado




Minhas filhas são grandes demais para isso agora, mas quando elas eram pequenas, do tamanho do berço e ainda usavam fraldas – eu chegava em casa, chamava por seus nomes, e as via correndo para mim , com braços estendidos e gritinhos. Nos momentos seguintes, falávamos a linguagem do amor. Rolávamos no chão, e fazíamos cócegas nas barrigas, e ríamos e brincávamos.


Nós nos alegrávamos muito na presença uns dos outros. Elas não me pediam nada, exceto “Vamos brincar, pai.” E eu não exigia nada delas, exceto, “Não bata em papai com o martelo.” Naquele tempo muito especial entre pai e filhas – minhas filhas me deixavam amá-las!


Salmo 127:3-5 nos lembra, “Os filhos são herança do SENHOR, uma recompensa que Ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles.


Eu sou um homem abençoado!


Tradução por Dennis Downing
Em inglês “A Blessed Man”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/homem-abencoado/







A Beleza da Criação










Batalhando Contra a Ansiedade




É duas e meia da manhã. Todo mundo está dormindo. Todo mundo menos você! Pensamentos correm pela sua mente. Os números verdes no relógio são as únicas luzes no seu quarto, até as únicas em sua vida. Mais uma hora passa. Que bagunça. O que será que toda essa ansiedade, essa inquietação significa?


Simplesmente isso: você é um ser humano. Não significa que você é um fracassso. Não significa que seus pais fracassaram ou vice versa. E isso é imortante, não significa que você não é Cristão. Jesus batalhou contra a ansiedade! No jardim de Getsêmani, ele orou três vezes para que não tivesse que tomar o cálice (Mateus 26:36-44).


Ele estava ansioso, mas ele não ficou ansioso. Ele entregou seus medos ao Pai no céu e cumpriu a sua missão na terra com fé. E Ele nos ajudará a fazer igual!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Battling Anxiety”
de “Ansiosos Por Nada”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/batalhando-contra-a-ansiedade/








Como eu Amo meu Senhor!










Um tempo reservado para Deus




Uma amiga descreveu para mim a viagem diária dela ao trabalho. “Noventa minutos”, eu senti por ela. “Não sinta por mim”, ela sorriu. “Eu uso a viagem para pensar em Deus”. Ela seguiu descrevendo como ela enche a hora escutando livros da Bíblia. Ela ora. Até que ela chega ao trabalho dela ela está pronta para o dia. Ele diz “Eu viro meu computador na minha capela.”


Será que tem um bloco de tempo que você pode reservar para Deus? Talvez desligando o jornal nacional e abrindo sua Bíblia. Coloque o despertador para quinze minutos mais cedo. Ao invés de assistir televisão enquanto cai no sono, escute uma versão em áudio da Bíblia ou um livro Cristão. Jesus diz “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:31-32 NVI).


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Time Claimed for God”
de “Ansiosos Por Nada”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/um-tempo-reservado-para-deus/








Deus, o Cuidador do Nosso Vinhedo




Deus é como um cuidador de vinhedo. Ele vive e ama motivar o melhor das suas vinhas. Ele paparica, poda, abençoa e apara. O alvo dEle é singular: “Como é que posso promover a fruta?” Como fazendeiro Deus administra o vinhedo. E quem somos nós nesta alegoria? Nós somos os ramos. Nós produzimos o fruto: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23 NVI). O Pai cuida, Jesus nutre. Basta perguntar: “Quem cuida deste vinhedo?” E Deus é honrado.


Por este motivo, a produção de fruto importa para Deus. E importa para você também, não é? Nossa tarefa não é de ser frutíferos, mas de ser fiéis. O segredo de uma vida frutífera diz menos respeito à produção de frutos, sendo mais importante simplesmente permanecermos nEle.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God, Our Vine Keeper”
de “Ansiosos Por Nada”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deus-o-cuidador-do-nosso-vinhedo/








Desarmando a Ansiedade




Seu alvo não é conhecer todo detalhe do futuro. Seu alvo é de segurar a mão dAquele que conhece e de nunca, jamais soltar aquela mão! Jesus nos diz de forma bem franca “Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir.” (Mateus 6:25 NVI).


Daí, ele nos dá dois comandos: observe e veja. “Observem as aves do céu” (Mateus 6:26). Quando fazemos isso, eles parecem felizes. Eles não parecem sem sono ou solitários. Eles cantam e voam! Em seguida ele diz “Vejam como crescem os lírios do campo.” (Mateus 6:28). E ele completa “nem Salomão” (o rei mais rico da história), “em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.” (Mateus 6:29).


Como é que desarmamos a ansiedade? Estocar as nossas mentes com pensamentos de Deus. Se pássaros e flores estão debaixo dos cuidados de Deus, será que ele não cuidará de nós também?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Disarming Anxiety”
de “Ansiosos Por Nada”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/desarmando-a-ansiedade/



















O que faz a diferença




Uma vez eu estudei na mesma turma que uma moça que ficou noiva. Eu não lembro muito sobre a aula, exceto que era cedo e o professor era enfadonho. Eu nem me lembro do nome da moça. Eu lembro que não havia nada demais nela. Ela era tímida e não muito segura. Um dia, porém, o cabelo dela mudou e sua vestimenta ficou diferente. Até a voz dela mudou. Ela começou a falar com confiança. O que fez a diferença? Simples. Um jovem rapaz que ela amava olhou direto nos olhos dela e disse “Una-se comigo para sempre.” Ele a pediu em casamento. O amor dele a convenceu de que ela valia ser amada.


O amor de Deus pode fazer o mesmo. Ele pode nos transformar! A Bíblia diz “O Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: ‘Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai’.” (Jeremias 31:3). Jesus pode viver sem a gente – mas ele não quer!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “What Makes the Difference?”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-que-fez-a-diferenca/








A Lista Pautada da Graça




O resultado foi uma lista pautada de graça. Imagine que você está diante do trono do julgamento de Cristo. O livro é aberto, a leitura começa – cada pecado, cada falsidade, cada ocasião de cobiça. Mas, assim que cada infração é lida, a graça é proclamada. Jesus diz: “Eu perdoo isso.”


Um casal que recorreu a aconselhamento matrimonial do tipo “faça-você-mesmo” resolveu listar cada uma das faltas do outro, e daí ler em voz alta. A esposa deu a sua lista e daí ele leu: “Você ronca, você se alimenta na nossa cama…” e a lista continuou. Quando o marido deu a ela a lista dele, ela sorriu. Ele havia listado as queixas dele, mas ao lado de cada uma ele havia escrito: “Eu perdoo isso.”


O resultado? Pela primeira vez na história, iremos entender a profundidade da bondade dele. Graça detalhada! Perdão registrado! Nenhuma humilhação! Nada de vergonha! Porque no céu você estará no seu estado sem pecado – feliz por deixar Deus fazer no céu o que ele fez na terra. Ele será honrado em sua fraqueza!



Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Tabulated List of Grace”
de “Quando Cristo Voltar”

Fonte: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/a-lista-pautada-da-graca/








Deus não guarda segredos




Deus não guardou nenhum segredo sobre esta vida. Ele já nos disse que iremos passar por dificuldades. Enfermidade vai afetar os nossos corpos. Divórcio vai quebrar corações. A morte vai produzir viúvas e devastação vai destruir países. Não devemos esperar por menos.


No entanto, embora o diabo apareça e ria, não devemos entrar em pânico. Jesus diz em João 16:33 “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Ele fala de um ato já concluído. “Eu VENCI o mundo.” Acabou-se. A guerra terminou.


Esteja atento, mas não alarmado. Satanás foi solto por uma temporada, mas a temporada é bastante curta. O diabo sabe disso e Apocalipse 12:12 nos lembra: “Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo”. Só mais umas curvas no caminho e o fim dele chegará! E nós teremos um novo começo.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “No Secrets”
de “Quando Cristo Voltar”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deus-nao-guarda-segredos/








Jejum









Olhando para Cristo










Jesus Orando por Você




Enquanto esperamos a volta de Cristo, podemos ficar encorajados porque Jesus está orando por nós! Como registrado em Lucas 22:31, Jesus diz “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.” Tradução livre: Satanás vai debulhar a sua fé como debulham o trigo no moinho!


Você esperaria que as próximas palavras de Jesus seriam, “Então dê um fora da cidade!” Mas Jesus não demonstra nenhum pânico. Em versículo 32, Ele diz “Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”


Tudo muda quando Jesus ora por nós. O diabo pode até nos alcançar com alguns socos, mas ele nunca ganha a luta. Jesus protegeu Pedro, e Jesus está lhe protegendo.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Jesus is Praying for You”
de “Quando Cristo Voltar”

Fonte: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/jesus-orando-por-voce/








Descansar









Levante sua Cabeça










No Cu Não Terá Pecado



O que é que nos impede de estarmos bem relacionados com Deus? É pecado! E já que o céu nos promete um relacionamento certo com Deus, o que é ausente no céu? Você acertou – Pecado. O céu será livre de pecado. Tanto a morte como o pecado serão coisas do passado.


Dá para imaginar um mundo sem pecado? Você já fez algo recentemente por causa de pecado? Pelo menos, você já reclamou. Você se preocupou. Você resmungou. Guardou quando devia compartilhar. Tentou adivinhar e esconder. Mas, você não fará isso no céu. O pecado já deu vida a milhares de corações quebrados e quebrou milhões de promessas. Seu vício pode ser ligado diretamente ao seu pecado. Sua desconfiança foi causada por pecado. Preconceito, roubo, adultério – tudo por causa de pecado.


Mas no céu tudo isso acabará. Então… você consegue imaginar um mundo sem pecado? Se puder, você consegue imaginar o céu!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Heaven Will Be Sin Free”
de “Quando Cristo Voltar”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/no-ceu-nao-tera-pecado/








A Coroa da Justiça




Somos criaturas frágeis. Não somos de ferro, somos do pó. E esta vida não é coroada com a vida, é coroada com a morte. A próxima vida, entretanto, é diferente!


Em Apocalipse 2:10, Jesus exorta os Cristãos em Esmirna: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” Você também receberá a coroa da justiça.


Paulo diz em 2 Timóteo 4:7 “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor… me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”


Dedique o seu coração àquele dia. Coroado de vida. Coroado de justiça. Eternamente!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Crown of Righteousness”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/a-coroa-da-justica/









A Coroa dos Vencedores




Uma coroa lhe espera no céu. Entendemos que na economia da terra, há um número limitado de coroas. A economia do céu, no entanto, felizmente é diferente.


O apóstolo Paulo nos ensina que galardões no céu não são limitados a uma minoria escolhida; mas ele escreve em 2 Timóteo 4:8 “a coroa da justiça… o Senhor dará… a todos os que amam a sua vinda.” A palavra de cinco letras TODOS é uma pérola! A roda dos vencedores não está reservada para um punhado da elite, mas para um céu cheio dos filhos de Deus. Tiago 1:12 os descreve como filhos que receberão “a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam!”.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Winner’s Circle”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/a-cora-dos-vencedores/







Respeite Seu Corpo




Deus valoriza muito o seu corpo. Em 1 Coríntios 6:19, Paulo chama o nosso corpo de “templo” de Deus. Tenha cuidado em como você alimenta, usa e mantém o seu corpo. Você não queria alguém bagunçando o seu lar; Deus não quer ninguém bagunçando o lar dele. Afinal, é dele, não é? Um pouco de exercício e dieta não fariam mal a ninguém.


Seu corpo, de alguma forma, durará para sempre. Deus irá glorificar o seu corpo. Ele retirará toda fraqueza e enfermidade. Isso não é boa notícia? Sua dor não durará para sempre. Seu coração está fraco? Ficará firme no céu. O câncer tem corrompido o seu sistema? Não tem câncer no céu. Por um período, sua alma estará no céu, enquanto o seu corpo estiver no túmulo. Mas a semente enterrada na terra irá brotar no céu. E você será como Jesus!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Respect Your Body”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/respeite-seu-corpo/








Não Gostamos de Dizer Adeus




O cemitério é um lugar triste. Não gostamos de dizer adeus àqueles que nós amamos. É certo chorarmos, mas não precisamos nos desesperar. Eles estão, neste exato momento, em paz na presença de Deus.


Um dos membros da nossa igreja me pediu para falar no velório da mãe dele. O nome dela era Ida, mas os amigos dela a chamavam de Polly. O filho disse que a mãe dele havia ficado inconsciente nas últimas horas da vida. Ela não falou uma só palavra. Mas, momentos antes da morte dela, ela abriu os olhos e disse numa voz clara “Meu nome é Ida, mas meus amigos me chama de Polly.”


Palavras incompreensíveis de uma alucinação? Talvez. Ou talvez ela estava na presença de Deus – talvez ela estava se apresentando!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “We Don’t Like to Say Goodbye”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/nao-gostamos-de-dizer-adeus/








O que muda tudo




Em Romanos 6:9 o apóstolo Paulo diz “Quando Jesus foi levantado dos mortos, isso foi um sinal de que a morte não seria mais o destino final.” (MSG)


A ressurreição de Jesus é um sinal explosivo que anuncia para todos os que buscam com sinceridade que é seguro crer. Por causa da ressurreição, tudo muda. A morte muda. Antes era o final; agora é o começo. O cemitério muda. As pessoas antes iam lá se despedir, mas agora vão para dizer “estaremos juntos outra vez”. Até o caixão muda. Não é mais uma caixa onde escondemos corpos, agora é um casulo no qual o corpo é guardado até Deus nos libertar para voar.


Em João 14:3, Jesus diz “Voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.” E para provar que ele falava sério sobre esta promessa, a rocha foi tirada e seu corpo foi ressuscitado dos mortos!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Everything Changes”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-que-muda-tudo/








Vivo Outra Vez




O terremoto de 1989 na Armênia só precisou de quatro minutos para matar trinta mil pessoas! Um pai se recusou a acreditar que seu filho estava morto. Ele cavou nos escombros – recusando-se a parar. Depois de trinta e oito horas, puxou uma rocha e ouviu a voz do seu filho! O pai chamou o nome de seu filho, e a voz respondeu “Pai, sou eu!” Daí, o filho acrescentou estas palavras de valor incalculável: “Eu disse aos outros meninos para não se preocuparem – se o senhor estivesse vivo, o senhor me resgataria, e quando me resgatasse, eles estariam salvos também. Porque o senhor prometeu!”


Deus fez a mesma promessa para nós em 1 Coríntios 15:22-23. “Cristo, ressuscitará primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.” A ressurreição de Cristo é a pedra central no arco da fé Cristã. Sua morte é real. Sua ressureição é garantida! Confie nele.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Alive Again”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/vivo-outra-vez/








Assim na Terra como no Céu




Somos facilmente levados a conduzir as coisas do céu com os métodos da terra. Precisamos entender que aquilo que Deus estabelece deve ser conduzido de acordo com os modelos divinos, seja ministério, família, emprego, dinheiro, igreja, chamado ou propósito, se foi Deus quem te deu é dEle que virá o modelo de condução.


Assim na terra como no céu, isso implica que, o céu continua sendo o modelo de Deus para as coisas estabelecidas na terra. Sua Presença não deve ser conduzida de acordo com os meus meios, Ele estabeleceu o formato.


Deus nos confia um ministério, tomamos posse deste ministério como se fosse nosso, e estabelecemos nossas ideias para conduzi-lo.


Davi entendeu isso, colocou em prática aquilo que Deus havia estabelecido por Moisés, então a Arca voltou a Jerusalém, e a cidade viveu os melhores dias de sua vida.


Ev. Murilo Mattos
https://fascinadosporjesus.wordpress.com/2018/03/12/por-amor-a-sua-presenca/







De Ponta de Pé Esperando




É fascinante como a Escritura nos lembra diferentes pessoas.


Abraão é lembrado confiando; João amando; o lugar de Paulo é registrado pelas obras escritas. Mas Simeão foi o homem… olhando! Oitenta dias após o nascimento de Jesus, José e Maria o trouxeram ao templo. E Lucas 2:27 constata esta declaração curiosa: “Movido pelo Espírito, ele (Simeão) foi ao templo.” O versículo anterior (26) nos ensina que “Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.”


Simeão foi um homem que vivia na ponta de pé, de olhos bem atentos, esperando aquele que viria salvar Israel. Não fomos, como Simeão, avisados da vinda do Cristo? Não fomos, como Simeão, movidos pelo Espírito? Não ansiamos ver o mesmo rosto? Simeão nos lembra de esperar pacientemente, vigilantes, sempre prontos!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “On Tiptoe Watching”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/de-ponta-de-pe-esperando/









Jesus prepara o Lugar Perfeito




Alguns anos atrás eu passei uma semana ensinando numa igreja na Califórnia – e fui recebido de forma incrível. Todas as minhas refeições foram em casas diferentes. Mas, depois de algumas delas, eu notei que só comemos salada! Nada de carne, nada de sobremesa – só salada. Primeiro eu achei que era uma ‘coisa da Califórnia’. Mas quando eu finalmente perguntei, eles me disseram “Fomos informados que você só come saladas!” Bem, eu rapidamente os corrigi! Os que me hospedaram tiveram boas intenções, mas a informação deles estava errada! Felizmente corrigimos o erro e eu gozei de umas boas refeições com carne!


Estou mais feliz ainda em lhe dizer que Jesus não cometerá o mesmo erro com você! Ele está preparando o lugar perfeito, a refeição perfeita! Ele diz “Eu preparei um lugar para você!” (João 14:2). Confie nas promessas de Cristo! Ele sabe exatamente o que você precisa.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Perfect Place”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/jesus-prepara-o-lugar-perfeito/








Jesus tem amplo espaço




Infelizmente, não tenho lugar para você no time.

Não tenho lugar para você no meu coração.

Não temos lugar para seu tipo aqui.


Jesus ainda estava no ventre de Maria quando o dono da hospedaria disse: Nós não temos lugar para você. Quando os líderes religiosos o acusaram de blasfêmia dizendo, Não temos lugar para um Messias autoproclamado. Até hoje Jesus vai de coração em coração, pedindo para entrar. Mas, frequentemente ele ouve as palavras do dono da hospedaria de Belém… infelizmente, temos gente demais. Eu não tenho lugar para você.


Mas, Jesus diz Eu tenho bastante espaço para você! Suas palavras em João 14:2, “Confie em mim. Na casa do meu pai, há muitas moradas.” Nós encontramos espaço para ele em nossos corações, e ele encontra espaço para nós na casa dele!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “He Has Ample Space”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/jesus-tem-amplo-espaco/








Jesus diz "Confia em mim"




“Papai, quanto tempo falta?” É a pergunta mais temida por pais e mães numa viagem. Nossas filhas amavam assistir “A Pequena Sereia”, então eu e Denalyn usávamos o filme como escala. “Quanto tempo falta?” eles perguntavam. E nós respondíamos, “Mais ou menos o mesmo tempo que assistir A Pequena Sereia três vezes!” E por alguns minutos ajudava. Mas, cedo ou tarde, elas perguntavam de novo e nós dizíamos “Confie em mim. Desfrute da viagem e não se preocupe com os detalhes. Eu garanto que vamos chegar bem em casa.”


Parece familiar? Em João 14:1-3 Jesus diz “Não se perturbe o coração de vocês. Confiem em Deus; confiem também em mim… Voltarei e os levarei para que vocês estejam onde eu estiver…” Acima de tudo as palavras dele podem ser resumidas em três: Confiem em MIM! Um lembrete saudável quando o assunto é antecipar a volta de Cristo!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Jesus Says ‘Trust Me’”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/jesus-diz-confie-em-mim/







Quando me buscardes de todo Coração




12. Então me invocareis e chegareis a mim para orar, e Eu vos darei toda a atenção.

13. Vós me buscareis e me encontrareis, quando me buscardes de todo coração.

14. Eu me deixarei ser encontrado por vós’, assevera o SENHOR, ‘e os conduzirei de volta do cativeiro, restaurando a vossa sorte. Então Eu mesmo os reunirei de todas as partes da terra para onde eu os dispersei e os repatriarei para o lugar de onde os deportei’, afirma o SENHOR.

(Jeremias, 29)


De todo o coração, esse é o segredo. Para encontrarmos a Deus é necessário que haja uma completa disposição em nosso coração. Deus se permite ser achado quando encontra alguém O buscando com todo o coração.


Repare que isso é uma condição, só O encontraremos quando houver uma completa disposição em nosso coração para buscá-Lo. Apenas uma rendição completa no altar é capaz de nos revelar quem Ele realmente é. O fogo só descia para consumir o sacrifício por completo e não apenas parte dele, assim como sem sacrifício não há fogo, sem uma rendição completa de nossos corações nunca O encontraremos. Intensidade atrai a atenção de Deus, Ele se deixa ser encontrado por um coração intenso.


A afirmação "de todo o vosso coração" também inclui em dizer qual é a real intenção dessa busca. Essa intenção é levada em conta por Deus quando O buscamos, buscá-Lo com segundas intenções não nos conduzirá para um encontro, porém, buscá-Lo de todo o coração trará a Deus em nossa direção, Sua atenção estará voltada para nós.


Somente o encontraremos se O buscarmos com todo o nosso coração.


Ev. Murilo Mattos







Qual palavra você usaria?




Se você fosse descrever a sua emoção sobre a volta de Cristo, qual palavra você usaria? Desconforto… negação… decepção… ou esperança? Talvez a sua palavra seja desconforto. Afinal, o Livro da Vida será aberto, e nomes serão lidos. Como a ideia da volta dEle poderia trazer algo senão desconforto? Talvez seja negação?


Preferimos as respostas e explicações, e o fim dos tempos parece que tem muito pouco de ambos. Ou que tal decepção? Uma grávida quer segurar o seu bebê; um casal de noivos quer estar casado. Um soldado no exterior quer voltar para casa antes de ir… para casa!


Desconforto. Negação. Decepção. Todos sentimentos possíveis. Mas, aqui vai o sentimento que Cristo quer que todos nós sintamos: confiança! Jesus diz, “Não se perturbe o coração de vocês. Confiem em Deus; confiem também em mim.” João 14:1.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “What’s the Word?”
de “Quando Cristo Voltar”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/qual-palavra-voce-usaria/








Quando as coisas não se encaixam




Estou persuadido de que o diabo mora nos detalhes da montagem de brinquedos. Em algum lugar na perdição está um armazém de peças de brinquedos furtadas.


Você quer ver o rosto de um pai de família tomado por desânimo? Coloque-se bem de perto enquanto ele se depara com as palavras “Requer Montagem” na caixa de um brinquedo que ele acabou de comprar para seu filho. O que segue são horas de tentar enfiar A em B, parafusar D em F, deslizar R para Z, e esperar que ninguém se dê conta de que passos quatro, cinco e seis foram totalmente pulados.


“Requer Montagem”. Não é a melhor frase de boas vindas, mas é honesta. A vida é um presente, embora requeira montagem.


As peças não se encaixam. E quando não se encaixarem, leve seus problemas para Jesus. Ele diz “Traga seus problemas para mim!” Em oração declare-os com simplicidade. Apresente-os fielmente, e confie nEle com reverência!


“When the Pieces Don’t Fit” em inglês
Dennis DowningTradução de
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/quando-as-coisas-nao-se-encaixam/








Deus é pai para o órfão




Ore comigo: Querido Deus. Hoje lembre-me que o Senhor me protege. Seja meu pai e defensor. Defenda aqueles que são fracos e temerosos e se sentem esquecidos. Apareça nas vidas deles hoje. Obrigado por me dar uma família espiritual que nunca pode ser retirada. Eu oro isso em nome de Jesus, amém.


Salmo 68:5-6 diz que Deus é “Pai para os órfãos… dá um lar aos solitários e liberta os presos para a prosperidade”.


Salmo 34:8 diz “Provem, e vejam como o Senhor é bom.” Experimentar a bondade de Deus nos muda.


Se Ele for só um pouqinho mais forte que nós, por que orar? Se ele tiver limitações, dúvidas, ou for reticente, então tanto faz orar para ele quanto ao Mágico de Oz.


Em qualquer momento, você está apenas uma oração distante de ajuda!


Tradução de Dennis Downing
em inglês “God is Father to the Fatherless”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deus-e-pai-para-o-orfao/








Fale com seu Pai primeiro




Não subestime o poder deste momento. Você acabou de abrir a porta para Deus e deu permissão para verdade entrar no seu coração. Quem sabe, você pode até começar a adorar.


O seu mundo está diferente porque você orou? De certo modo, não. Mas você está diferente. Você tem paz. Você falou com seu Pai.


“Pai… O Senhor é bom.” As palavras vêm lentamente no início, mas continue… “Seus caminhos são certos. O clima está ruim, a economia está ruim, mas Deus, o Senhor é maravilhoso!”


Use esta “oração de bolso”.


Muitos de nós fazemos bagunças desnecessárias. Mas podemos mudar isto. Posso dar uma sugestão? Antes de você encarar o mundo, encare seu Pai.


Eis meu desafio para você hoje: junte-se a mim todos os dias por 4 semanas, orando por 4 minutos, uma oração simples: “Pai, o Senhor é bom. Eu preciso de ajuda. Eles precisam de ajuda. Obrigado. Em nome de Jesus, amém.” Vai mudar sua vida para sempre!


Tradução de Dennis Downing
em inglês “Face Your Father First”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/fale-com-seu-pai-primeiro/







Não se pode limitar Deus




A maioria das pessoas têm pensamentos pequenos sobre Deus. Numa tentativa de ver Deus como nosso amigo, perdemos de vista Sua imensidade. No nosso desejo de compreendê-Lo, buscamos contê-Lo. O Deus da Bíblia não pode ser contido.


Com uma palavra, Ele chamou Adão do pó e Eva de um osso. Ele não consultou comitê algum. Não buscou conselho. Ele tem autoridade sobre o mundo e…Ele tem autoridade sobre o seu mundo. Ele nunca está surpreso. Ele nunca, jamais pronunciou a frase, “Como isto aconteceu?”


A bondade de Deus é uma manchete muito importante na Bíblia. Se Ele fosse apenas poderoso, nós O saudaríamos. Mas já que Ele é misericordioso e poderoso, podemos nos aproximar dEle. Se Deus é de uma vez só Pai e Criador, santo – diferente de nós – e elevado sobre nós, então, em qualquer ponto, estamos apenas a uma oração de distância de recebermos ajuda!


Tradução de Dennis Downing
em inglês “God is Uncontained”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/nao-se-pode-limitar-deus/







Ó Papai!




Quando minha filha mais velha tinha 13 anos, ela se deu mal num recital de piano. O silêncio no auditório foi só quebrado pelos batimentos cardíacos dos pais dela. Ela correu para fora do palco, se jogou nos meus braços e soluçou “Ó, Papai.” Isso foi o bastante para mim. Naquela hora eu teria dado a ela a lua. Tudo que ela disse foi “Ó, Papai.”


A oração começa aqui. A oração começa com um honesto e sincero “Ó, Papai!” Jesus nos convida a nos aproximar de Deus como uma criança se aproxima do seu pai. Aqui está o meu desafio de oração para você! Todo dia, durante 4 semanas, ore por 4 minutos. Vai mudar sua vida para sempre!


Tradução por Dennis Downing
em inglês “Oh, Daddy!”
de “Antes de Dizer Amém”

Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-papai-2/








Deus nos convida a chegar perto




Eis o que eu não ouvi: “Pai, é demais gracioso do senhor conduzir o carro do senhor para o meu local de educação. Rogo que o senhor saiba da minha profunda gratidão pela sua benevolência. Pois o senhor é esplêndido em vosso cuidado e diligente em vossa dedicação.”


“Painho! Venha para cá me empurrar!” gritou um menino com boné do Flamengo que correu direto para o balanço.


“Oba!” gritou um menino de cabelo ruivo com uma mochila do Batman.


Jesus nos convida a nos aproximar de Deus como uma criança se aproxima de seu papai! E como é que crianças se aproximam de seus pais? Eu fui para a área de recreio de uma escola para descobrir. Quando uma criança de cinco anos vê seu pai no estacionamento, o que é que ela faz?


Eu escutei crianças que estavam felizes por ver seus pais e ansiosas para falar com eles! Deus nos convida a nos aproximar dEle da mesma maneira. Que alívio!


Tradução de Dennis Downing
em inglês “Approaching God”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deus-nos-convida-chegar-perto








Não se dá Notas às Orações




Jesus minimizou a importância de palavras em orações. Nossa tendência é de fazer o contrário. Quanto mais palavras melhor! Enfatizamos a linguagem de oração apropriada, a última moda em oração, a terminologia da oração mais santa.


Contra toda essa ênfase em sílabas e rituais, Jesus diz em Mateus 6:7 “E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos.” Não tem nenhum painel de juízes angelicais dando nota.

“Poxa, Lucado, aquela oração foi um dez. Com certeza Deus lhe escutará!”
“Olha, Lucado, você tirou um 2 hoje de manhã. Vá para casa e pratique.”


Orações não recebem nota de acordo com estilo. Se a oração depende de como eu oro, estou perdido. Mas, se o poder da oração depende dAquele que ouve a oração, então eu tenho esperança.


‎Tradução de Dennis Downing
em inglês “Prayers Aren’t Graded”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/nao-se-da-notas-as-oracoes/










Uma Conversa com Deus no Quarto




As palavras certamente chocaram o público de Jesus. Os ouvintes eram homens da terra e pedreiros. Eles nem podiam entrar no templo. Mas podiam entrar em seus quartos. O ponto? Ele dá pouca importância para o show e alto valor à acessibilidade. Você não precisa impressioná-Lo com o local onde ora. Ou persuadi-Lo com eloquência. É o poder de uma simples oração.


Os líderes religiosos adoravam fazer uma cena com as suas orações. A peça deixava Jesus nauseado. Em Mateus 6:6 ele disse “Quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”


Junte-se a mim todos os dias por 4 semanas, orando por 4 minutos, uma oração simples: “Pai, o Senhor é bom. Eu preciso de ajuda. Eles precisam de ajuda. Obrigado. Em nome de Jesus, amém.” Daí, prepare-se para se conectar com Deus como nunca antes!


Tradução de Dennis Downing
em inglês “Chat with God in the Closet”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/uma-conversa-com-deus-no-quarto/







Seja uma Criança




Deus prefere este cumprimento: “Deus, o Senhor é meu Papai, e eu seu filho!” É difícil se exibir e chamar Deus de “Papai” ao mesmo tempo. Impossível, de fato. Lembre-se, a oração não depende de como você ora. O poder da oração depende dAquele que escuta a oração!


A resposta de Jesus? Em Mateus 18:3 “Tornem-se como crianças”. Despreocupados. Cheios de alegria. Brincalhões (lhonas). Confiantes. Curiosos. Confiem mais – e se exibam menos.


Nós fraquinhos de oração temos medo de orar errado. Qual a etiqueta esperada e o código de conduta para oração? E se eu me ajoelhar ao invés de ficar em pé?


Aqui está o meu desafio simples de oração para você hoje! Junte-se comigo cada dia durante 4 semanas por 4 minutos de oração. E seja honesto – honesto para com Deus!


Tradução de Dennis Downing
em inglês “Be Like Little Children”
Fonte: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/seja-como-uma-crianca/








Lembrança Sussurrada




Que tal uma oração que começa… “Que eu não lhe veja como um pai distante, mas, como um que veio ao mundo e compreende os desafios e tentações da minha vida. Esteja perto de mim hoje, sussurre lembranças de que o Senhor está perto. Meus amigos precisam do Senhor hoje enquanto eles enfrentam decisões difíceis no seu trabalho e nas suas famílias. Mostre a eles que o Senhor está mais perto do que os próprios pais deles.


Obrigado por me ouvir e por escutar os meus pedidos. É no nome de Jesus que eu faço esta oração, amém.”


Em Mateus 6, Jesus orou “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”


Junte-se a mim em oração cada dia durante 4 semanas, e ore 4 minutos por dia. Isso pode mudar a sua vida!


Tradução de Dennis Downing
em inglês “Whispered Reminder”
Site: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/lembranca-sussurrada/








Ore Honestamente




Oração é bastante simples. Resista o impulso de complicá-la. Não se orgulhe com orações enfeitadas. Não peça desculpas por orações incoerentes. Sem brincadeiras. Nada de se desculpar. Seja honesto – honesto para com Deus.


Suba no colo dEle. Conte a Ele tudo que está no seu coração. Ou não conte nada. Basta elevar o seu coração ao céu e declarar, “Pai… Papai.” Estresse. Medo. Culpa. Tristeza. Cobranças de todos os lados. E tudo que conseguimos é um triste “Ó, Papai.” Se for assim, basta isso. Seu Pai celestial lhe abraçará.


Faça a nossa breve oração: “Pai, o Senhor é bom. Eu preciso de ajuda. Eles precisam de ajuda. Obrigado. Em nome de Jesus, amém.”


Tradução de Dennis Downing
em inglês “Pray Honestly”
Fonte: https://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/ore-honestamente/







Lugar Secreto




I Samuel 3-3

"Samuel dormia na Tenda Sagrada de Yahweh, onde ficava a Arca da Aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa."


Em uma época onde raramente o Senhor falava aos seus servos, e as visões já haviam se escasseado, Samuel descobriu um “lugar secreto”. Para que a Presença se manifesta em público, primeiramente Ela precisa se manifestar no secreto. Estamos em uma época onde a “Tenda Sagrada” onde está a Presença manifesta de Deus não é mais valorizada e muito menos desejada, o secreto perdeu o valor por não existir glamour, evidência, luzes, euforia, elogios.


Estamos vivendo um tempo onde a igreja tem crescido em números, porém não em relevância, justamente por não haver mais a Presença de Deus manifesta no lugar, devido não haver ninguém disposto a pagar o preço de sair da evidência, entrar no secreto, e manifestar a Glória de Deus que está dentro da tenda. Enquanto muitos correm para o púlpito ou buscam uma “vitrine ministerial” para mostrar seus dons e talentos, Deus continua esperando, dentro da tenda, alguém disposto a passar algumas horas com Ele. Se você faz história no secreto com Deus, certamente Deus fará uma história em público com você.


Deus abençoe!


Por: Murilo Mattos






Venha, ó Rei!



Isto pelo menos é certo: Deus lhe ensinará a orar. Não pense, nem por um minuto que ele está olhando ferozmente à distância, com braços cruzados e carrancudo, só esperando você dar um jeito na sua vida de oração. Muito pelo contrário!


Em Apocalipse 3:20 Jesus diz “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”


Jesus espera na entrada da sua casa. Ele bate palmas… Ele chama. Ele espera você abrir a porta. Orar é a mão de fé na maçaneta da porta do seu coração. A boa vinda feliz que diz a Jesus “Venha, Meu Rei. Entre! A cozinha tá uma bagunça, mas, entre. Não sou muito de conversar, mas, entre.” Antes do amém – vem o poder de uma simples oração! Deus muda seu povo por meio de tais momentos.


Tradução de Dennis Downing
em inglês “Come In, O King!”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/venha-o-rei/








Orações que não terão respostas



Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. 2 Coríntios 10:4,5


Certo dia, numa reunião, ouvi alguém orar da seguinte maneira: “Senhor, pedimos que tires da nossa mente qualquer pensamento que te desonre e nos purifiques de tudo aquilo que te é ofensivo.” Quando essa pessoa terminou de orar, me veio à mente o versículo acima e refleti sobre as orações frequentemente fazemos.


Conforme esta passagem, não é responsabilidade do Senhor retirar os pensamentos que se levantam contra a obediência a Cristo. O compromisso dele é trazer à luz tudo quanto for pecado em nossa vida pela da ação do Espírito Santo. Uma vez que isso tenha sido revelado, cabe-nos a tarefa de levar cativos tais pensamentos, sujeitando-os a Cristo. Nosso Pai celestial não irá tirá-los da nossa mente, porque Ele nos incumbiu dessa tarefa. A prática dessa disciplina espiritual é um dos aspectos básicos da nossa transformação em Cristo.


Em muitas ocasiões, confundimos a verdadeira natureza da nossa vida espiritual, acabamos pedindo coisas que devemos fazer e procuramos realizar o que deveríamos estar pedindo ao Pai. Não faz sentido, por exemplo, pedirmos que nos conceda paz, porque Ele disse que teríamos paz mediante a oração e súplica, fazendo conhecidas as nossas petições (Filipenses 4:6,7). Da mesma forma, nossos esforços para transformar nossas vidas não produzem efeito porque essa é uma obra que só o Senhor pode realizar (Romanos 8:6-9).


O nosso desafio, como líderes, é compreender as dinâmicas da vida espiritual para que os nossos esforços sejam canalizados ao que fomos chamados para fazer. Por sua vez, as nossas orações devem ser dirigidas àquilo que realmente precisamos pedir. Agindo assim, poderemos estar seguros de receber a bênção do nosso Pai celestial e evitaremos fazer aquilo que não produzirá efeito.


Para pensar:
Um homem de Deus, W. E. Sangster resume, numa frase, o que observamos hoje: “Muitas pessoas pedem coisas que só podem vir através do trabalho, e trabalham por coisas que só virão por meio da oração.” Reflita, por um instante, sobre sua vida de oração. No que estão centradas as suas petições? Quais preocupações você leva, com frequência, ao Senhor? Quais delas exigem maior esforço da sua parte? Quais são as coisas que só o Senhor pode fazer?


––Christopher Shaw (Meditação 20 de fevereiro)

Fonte: https://paodiario.org/blog/oracoes-que-nao-terao-resposta/





Oração é uma conversa com Deus




Marcos 1:35 diz “Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.”


Este diáologo deve ter sido comum entre Seus amigos:


“Alguém viu Jesus”?
“Ó, você sabe. Ele tá fazendo a mesma coisa”.
“Orando de novo”?
“Claro. Ele saiu desde que o sol nasceu”.


Jesus até desaparecia para uma noite inteira de oração. Oração, para a maioria de nós, não é uma questão de um retiro de um mês, ou nem mesmo uma hora de reflexão. É uma conversa com Deus enquanto estamos dirigindo para o trabalho ou esperando um compromisso.


Deus lhe ensinará a orar. Nós falamos, Ele escuta. Ele fala, nós escutamos. Isto é oração na sua forma mais pura. Deus muda seu povo por meio de momentos assim. Posso lhe dar um desafio? Cada dia durante quatro semanas, ore por quatro minutos… E se prepare para conectar com Deus como nunca antes!


Tradução de Dennis Downing
em inglês “Conversation With God”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/oracao-e-uma-conversa-com-deus/






"Seja o exemplo"




Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12


A juventude é um tempo de sonhos. O jovem observa o mundo e denuncia, com fervor, as injustiças e as contradições ao seu redor. Acredita que pode conseguir mudanças nas situações outros tenham fracassado ou desistido. De igual modo, na igreja, muitas vezes o jovem exige ser ouvido e levado em consideração. Frequentemente, essas demandas estão marcadas por falta de afeto e respeito pelos que se encontram ao redor.


Paulo valorizava os jovens. Ele ordenou a Timóteo, que apesar de ter um caráter tímido, não permitisse ser desmerecido por ser jovem. Observe, porém, o método que Paulo apresentou para ele conquistar o respeito, por meio do seu comportamento exemplar.


É exatamente neste ponto que a maioria dos jovens fracassa. Eles têm entusiasmo e paixão, mas lhes falta o tipo de vida que dê respaldo às suas exigências. São capazes de apontar com facilidade os erros na vida dos outros e não percebem ser esta a forma mais fácil de encarar o problema. Ainda não caminharam o suficiente pela vida para encontrarem soluções reais e práticas para as dificuldades enfrentadas pelo ser humano.


Paulo recomendou a Timóteo que não se deixasse levar por discussões e argumentos. Seis vezes, nas duas epístolas, o apóstolo advertiu que não seria bom levar adiante o plano de Deus com excesso de palavras. Em vez disto, o apóstolo o despertou a cultivar um estilo de vida capaz de lhe dar o direito de ser ouvido.


Para o líder jovem, este é um desafio difícil. Ele deve aprender que, identificar os erros de uma igreja ou de seus líderes, pouco ajuda na implementação de uma mudança profunda e duradoura. O desafio é mostrar, com o comportamento, a existência de alternativas. Quando eu ainda era solteiro, eu apontava com facilidade para os erros dos meus pais! Depois que casei, no tempo certo chegaram os filhos e logo comecei a ver que a teoria de “como ser um bom pai” não era tão fácil de ser colocada em prática. E não somente isto; logo percebi estar cometendo os mesmos erros que, em outro tempo, eu tinha denunciado como inadmissíveis.


O jovem que assume o desafio de cultivar uma vida em que o comportamento e a pureza saltem à vista será tomado em consideração sem ter a necessidade de buscar esse reconhecimento. O motivo é claro: as teorias são muitas, mas a vida fala mais alto do que as palavras.


Para pensar:
O autor e poeta inglês Oscar Wilde, disse certa vez: “Neste mundo, os jovens estão sempre dispostos a compartilhar com os adultos o amplo benefício da sua falta de experiência.” Este é, sem dúvida, um comentário irônico, mas não deixa de ter alguma verdade. Se você é jovem, permita que sua vida fale mais alto do que suas palavras.


– Christopher Shaw (Meditação 25 de fevereiro)

Fonte: https://paodiario.org/blog/seja-o-exemplo/






Somos Administradores




E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro. Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada. João 3:26,27


Fazia 400 anos que não se via em Israel um profeta com uma mensagem como a de João Batista. Sua aparição às margens do rio Jordão rapidamente atraiu pessoas de toda a região. Com o passar dos dias e das semanas, grandes multidões o acompanhavam.


Tudo isto mudou com a chegada do Messias. A missão de João Batista estava concluída e, em pouco tempo, as multidões passaram a acompanhar Aquele que tinha sido batizado pelo profeta. Os mais fiéis seguidores de João viam com tristeza o que acontecia e vieram falar com ele para tomar alguma providência. Por trás da reclamação de seus discípulos estava a convicção implícita de que Jesus estava “roubando” o que o profeta conseguira com sua pregação.


Na resposta do profeta, vemos uma das razões para Cristo elogiar tão fortemente sua vida. João entendia que ninguém ganha por seus próprios méritos, nem tampouco pelos seus esforços. Ele entendia que tudo tinha vindo do Pai, cujo coração está cheio de misericórdia. Sabia que a multidão lhe tinha sido emprestada por um tempo, e que, a qualquer momento, o Pai poderia tirá-la, porque não lhe pertencia, mas, sim, a Deus. Por este motivo não ofereceu resistência, nem se encheu de amargura quando o povo começou a se congregar em torno de Cristo.


Muitas vezes, como pastores, agimos como se a vida das pessoas nos pertencessem. Tomamos a liberdade de lhes impor nossos planos e preferências, e decidimos como se fôssemos seus chefes. As pessoas, entretanto, resistem a esse tipo de tratamento, e logo começam a manifestar sua insatisfação. Como foi diferente a atitude de João! Longe de ficar amargurado, agiu com o desprendimento e a generosidade de quem possui interesse genuíno pelos outros. Como se opor à fuga das pessoas se lhes convinha muito mais estar perto de Cristo?


O líder amadurecido procura sempre o melhor para o seu grupo, mesmo que isso lhe tire o “prestígio” do seu próprio ministério. Ele terá sempre presente que, assim como os filhos são confiados aos pais por alguns anos, o seu grupo também lhe foi emprestado por um tempo. Eles têm a liberdade de se movimentar e atuar de acordo com o que compreendem ser a vontade de Deus para suas vidas. Mesmo quando errarem, o líder respeitará essa liberdade que o Senhor também concedeu a ele.


Para pensar:
Como você atua quando apresenta ideias às pessoas que pastoreia? Qual é sua reação quando rejeitam seus conselhos e buscam um caminho diferente do sugerido? Quais são as evidências de que seu povo tem plena liberdade de ação? O que você pode fazer para cultivar neles esse senso de liberdade?


–Christopher Shaw (Meditação 26 de fevereiro)

Fonte: https://paodiario.org/blog/somente-administradores/







Uma Oração Portátil




Algumas pessoas são feras em oração. Elas são a equipe do BOPE da oração. Preferem orar do que dormir. Por que é que eu durmo quando eu oro? Não é que nós não oramos. Todos nós oramos de alguma forma.


Pesquisas indicam que um em cada cinco fiéis oram diariamente. Talvez, só para se precaver? Quando os discípulos pediram para Jesus os ensinar a orar, Ele lhes deu uma oração. Não foi uma aula sobre oração. Foi uma oração que poderia ser citada, repetida. Será que você pode usar o mesmo?


Pai, o Senhor é bom.
Eu preciso de ajuda. Me cure e me perdoe.
Eles precisam de ajuda. Obrigado.
No nome de Jesus, amém
.


Que esta oração possa estar presente em seu dia! E meu desafio para você? Cada dia durante 4 semanas, ore por 4 minutos. E prepare-se para se conectar com Deus como nunca antes!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Use a Portable Prayer”
de “Antes de Dizer Amém”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/uma-oracao-portatil-2/







O Desafio Antes do Amém




Se isso parece demais, estou lhe convidando para um plano mais simples. Quatro minutos, por quatro semanas, equivale a mudança para sempre! Cada dia durante quatro semanas, ore por quatro minutos, focalizando nesses elementos centrais da oração: “Pai, o Senhor é bom. Eu preciso de ajuda. Eles precisam de ajuda. Obrigado”. É tão simples assim. Realmente! Falar com Deus não tem que ser complicado ou complexo. O poder não está nas palavras que oramos – mas nAquele que as ouve!


Em relação a oração, sou um fraquinho em recuperação. Por anos minhas orações faziam um ziguezague. Ora fazia zigue, ora dava um zague. Talvez você entenda. Será que sua vida de oração poderia melhorar com uma afinada, uma reiniciada?


Aqui vai meu desafio para você. Cada dia durante 4 semanas, ore por 4 minutos. E prepare-se para se conectar com Deus como nunca antes!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Tune up Your Prayer Life”
de “Antes de Dizer Amém”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-desafio-antes-do-amem/







A Voz de Deus




Na sequência, devemos parar e considerar a frase “…Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor”. O que vemos aqui é a descrição de um principiante, uma pessoa que estava iniciando o processo de aprendizagem que o tornaria no grande profeta e juiz em Israel.


Encontramos dois fatos interessantes nesse momento da vida do jovem Samuel. Primeiro, a voz de Deus era tão parecida com a voz de Eli, que ele chegou a se confundir. Somente nos filmes, a voz de Deus ecoa pelo ar! Na vida real, as maneiras como fala são facilmente identificadas com outras vozes, e quem sabe, com a nossa própria voz.


Tornou o Senhor a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. 1 Samuel 3:6,7


Compreender isto é importante. Existe um pensamento, entre o povo de Deus, de que a espiritualidade é algo que se herda, ou que pode ser recebida pela imposição de mãos. Muitos cristãos andam de um lado para outro buscando esse “toque”, ou essa “unção” que os torne automaticamente grandes homens ou mulheres de Deus. Estão convencidos de que a grandeza de ilustres personagens, na história do povo de Deus, se deve a alguma visitação especial, ou então à posse de algum dom extraordinário que os tornou diferentes dos outros mortais.


Na verdade, cultivamos a vida espiritual com disciplina. Assim como acontece no desenvolvimento do corpo físico, grande parte do crescimento espiritual depende de elementos que escapam ao nosso controle. Às vezes, nem sequer compreendemos os misteriosos processos que resultam na transformação do nosso coração. O certo é que fomos chamados para caminhar em fidelidade com Deus e permitir que Ele nos conduza rumo à maturidade.


Aqui não há grandes saltos, nem avanços repentinos. Às vezes, experimentamos visitações extraordinárias da Sua presença, mas o crescimento espiritual normal é o resultado de um processo lento e contínuo. O autor da carta aos Hebreus refere-se a isto quando escreveu: “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (5:14). Perceba a frase “pela prática”. Outras versões traduzem “pelo exercício constante”. Seja qual for a tradução, todas destacam um processo de aprendizagem que inclui a possibilidade de equivocar-se, como aconteceu com o jovem Samuel.


Para pensar:
Alguém disse certa vez: “Todos querem ser algo na vida; mas ninguém quer crescer.” Que passos você está dando para melhor compreender os mistérios da vida espiritual? Como exercita os seus sentidos para poder discernir entre o bem e o mal?


– Christopher Shaw

Fonte: https://paodiario.org/blog/a-voz-de-deus/






Fraquezas com Potencial




Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9


Existe uma tendência universal no ser humano para esconder suas fraquezas. Estamos tristes, mas mostramos rosto alegre. Queremos chorar, mas guardamos nossas lágrimas. Sentimo-nos oprimidos, mas aparentamos estar no controle. Lutamos com a depressão, entretanto procuramos convencer os outros de que tudo vai bem.


Tudo isto revela a importância que damos à imagem que outros têm de nós. Desejamos que nos vejam como vencedores, com passos firmes rumo a objetivos claramente definidos na vida. Por isso, resistimos a todo custo revelar as coisas que mostram nossa verdadeira condição de seres frágeis e débeis.


Paulo afirma, com alegria, que se gloriará em suas fraquezas. Você, alguma vez, parou para pensar na loucura de tal declaração? Ele diz que não fará qualquer esforço para escondê-las; pelo contrário, se vangloriará por elas existirem. Longe de lhe provocar vergonha, ele as apresentará como as verdadeiras marcas da sua total dependência de Cristo. Na verdade, para nós, a atitude do apóstolo é algo incompreensível. Entretanto, não podemos deixar de sentir, no íntimo do coração, uma profunda admiração pelo seu estilo de liderança.


Por um momento, faça uma peregrinação pela história do povo de Deus. Você consegue pensar em alguma pessoa que tenha sido usada graças à sua força e virtudes? Abraão era um ancião incapaz de gerar filhos. José era um escravo, abandonado num cárcere. Moisés era um pastor de ovelhas, gago. Gideão era o menor de sua casa e, ainda por cima, pobre. Davi era um simples pastor de ovelhas. Neemias não era mais que um copeiro do rei. Jeremias era jovem e inexperiente. João Batista era um desconhecido que morava no deserto. Os discípulos eram simples pescadores, homens iletrados sem nenhum preparo. O intrépido perseguidor da igreja, Paulo, foi deliberadamente enfraquecido pelo Senhor por intermédio de um espinho na carne, que o atormentava.


E estes são apenas os heróis das Escrituras. Que diremos de outros como Agostinho, Lutero, Wesley, Hudson Taylor, Moody, Spurgeon etc. que marcaram profundamente a história do povo de Deus? Todos eles, sem exceção, foram úteis porque permitiram que suas fraquezas fossem um meio pelo qual Deus demonstrou Sua glória.


Para pensar:
Não esconda as suas fraquezas. Não procure ocultá-las, nem perca tempo se justificando. Não as ignore, tentando se fazer de forte, porque assim Cristo não poderá manifestar Seu poder. Torne-se amigo das suas debilidades. Elas são, na verdade, a porta para que toda a plenitude de Deus se manifeste em sua vida.


–Christopher Shaw (Meditação 28 de fevereiro)

Site: https://paodiario.org/blog/fraquezas-com-potencial/







Você Sempre tem Esperança




Para muitos, há pouca esperança. O desespero é um sentimento estranho. Diferente dos outros, não há muito nele. Ele é vazio, e a escassez dele é o que cria o fardo. Abra ele e examine todos seus compartimentos. Vire-o de cabeça para baixo e o sacuda. O sentimento do desespero é dolorosamente vazio! Não é um retrato bonito, você não acha?


O que seria necessário para restaurar a sua esperança? Algo vem rapidamente à mente… uma pessoa. Não uma pessoa qualquer… é o Senhor! Você precisa de alguém para lhe olhar na olho e dizer, Isso não é o fim. Não desista. Há um lugar melhor do que este. E eu lhe levarei até lá. Davi em Salmo 23, usou essas palavras “Ele restaura a minha alma.” O forte de Deus é restaurar esperança para a alma. Note, por favor… você tem esperança! Salmo 121:7 diz “O Senhor lhe protegerá de todo mal, Ele cuidará da sua vida.” E ninguém melhor do que Ele para fazer isso!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “You Always Have Hope”
de “Aliviando a Bagagem”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/voce-sempre-tem-esperanca/






Um Passo de Cada Vez




Arthur Hays Sulzberger foi o editor do jornal New York Times durante a segunda Guerra Mundial. Por causa do conflito mundial ele quase não conseguia dormir. Ele nunca conseguia deixar de se preocupar até que ele adotou um lema de seis palavras: “um passo o suficiente para mim”. Ele pegou as palavras do velho hino “Conduza Bondosa Luz”


“Conduza bondosa luz…
Guarde os meus pês; eu não peço para ver
A cena distante; um passo o suficiente para mim.”


Amigo, Deus não vai lhe permitir ver a cena distante também, portanto, é melhor deixar de procurar. Deus promete uma lâmpada para os nossos pés, mas não uma bola de cristal para o futuro. Não precisamos saber o que vai acontecer amanhã. Só precisamos saber que Hebreus 4:16 promete que “encontraremos graça que nos ajude no momento da necessidade”!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “One Step at a Time”
de “Aliviando a Bagagem”
Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/um-passo-de-cada-vez/








Confie no Senhor Para Guiar




Preocupação é um trabalho que não dá para terceirizar, mas você pode superá-la! E não tem lugar melhor para começar do que Salmo 23:2. Ele “me conduz a águas tranqüilas,” Davi declara. Ele me conduz! Deus não está atrás de mim, gritando Vá! Ele está à minha frente me convidando, Venha! Ele está à frente, abrindo o caminho e cortando a selva. Em pé ao lado das rochas Ele alerta cuidado com como andas aqui.


Não é isso o que Deus queria para o povo de Israel? Ele prometeu providenciar para eles o maná todos os dias, mas ele os avisou de só guardar o suficiente para um dia cada vez. Mateus 6:34 nos diz para dar a nossa atenção completa ao que Deus está fazendo agora e não se preocupar com o que pode ou pode não ocorrer amanhã. Deus lhe ajudará a lidar com seja quais forem as coisas difíceis que irão aparecer quando chegar a hora. Deus está lhe guiando, então deixe os problemas de amanhã para amanhã.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Trust God to Lead”
de “Aliviando a Bagagem”
Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/confie-no-senhor-para-guiar/









Abra Mão do Seu Saco de Fardos




Preocupação é o saco de pano de fardos. Ela transborda com “e-se’s” e “como-é-que-vamos”. E se depois de todo meu regime eu descubro que alface engorda e chocolate emagrece? Como é que vamos pagar as mensalidades da faculdade do nosso bebê?” “E-se’s” e “como-é-que-vamos”… o saco de pano de fardos. Pesado. Desajeitado. Feio. Áspero. Irritante para carregar e impossível de entregar!


Ninguém quer as suas preocupações. A verdade é que nem tampouco você as quer. Ninguém precisa lhe lembrar do alto custo da ansiedade, mas eu vou. A preocupação divide a mente. Ela divide a nossa energia entre as prioridades de hoje e os problemas de amanhã. O resultado é uma vida com metade da nossa mente.


Hebreus 4:16 nos encoraja assim: “aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” A ajuda de Deus vem em boa hora. E como isso faz uma diferença!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Give Up Your Bag of Burdens”
de “Aliviando a Bagagem”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/abra-mao-do-seu-saco-de-fardos/






O Propósito da Vida




Para outros, o que eles são vem daquilo que eles têm. Eles encontram valor em seu carro novo, sua casa nova, sua roupa nova. Eles fazem bem à economia porque estão sempre buscando seu propósito em alguma coisa que possuem. Esportes, entretenimento, seitas, sexo, tudo que se pode imaginar.


Tão certo quanto uma criança respira, ela um dia irá indagar, “Qual o propósito da vida?” Alguns procuram a razão da vida numa carreira. “Meu propósito é ser um dentista.” Excelente carreira, mas, dificilmente uma justificativa para existência. Eles optam por “fazer”ao invés de “ser”. Eles trabalham muitas horas porque, se não trabalham, não têm uma identidade.


Paulo diz em Romanos 1:22 “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” Compare isso com a visão de Deus sobre a vida. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2:10 NVI)


Tradução de Dennis Downing
em inglês “The Purpose of Life”
de “Nas Garras da Graça”
Site: http://www.maxlucado.com.br/reflexao-semanal/proposito-da-vida/





Um Pasto para a Alma




Quando Deus deu os dez mandamentos e chegou ao descanso do sábado, a mensagem dEle foi clara: Se a criação não se acabou quando eu descansei, não vai se acabar quando você descansar! Você sabe que precisamos descansar. Para um campo produzir fruto, precisa ocasionalmente descansar. E para você ficar saudável, você também precisa descansar. Quando Davi diz em Salmo 23 “Ele me faz descansar em pastos verdejantes”, ele está dizendo “Meu pastor me faz descansar em sua obra concluída.”


Com suas próprias mãos perfuradas, Jesus criou um pasto para a alma. Ele tirou à força as rochas do pecado. No lugar delas Ele plantou sementes de graça e cavou lagoas de misericórdia. Dá para imaginar a satisfação no coração do pastor quando a obra é concluída e ele vê as suas ovelhas descansando em pasto verdejante? Dá para imaginar a satisfação de Deus quando nós fazemos o mesmo?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Pasture for the Soul”
de “Aliviando a Bagagem”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/um-pasto-para-alma/






O Propósito da Vida




Para outros, o que eles são vem daquilo que eles têm. Eles encontram valor em seu carro novo, sua casa nova, sua roupa nova. Eles fazem bem à economia porque estão sempre buscando seu propósito em alguma coisa que possuem. Esportes, entretenimento, seitas, sexo, tudo que se pode imaginar.


Tão certo quanto uma criança respira, ela um dia irá indagar, “Qual o propósito da vida?” Alguns procuram a razão da vida numa carreira. “Meu propósito é ser um dentista.” Excelente carreira, mas, dificilmente uma justificativa para existência. Eles optam por “fazer”ao invés de “ser”. Eles trabalham muitas horas porque, se não trabalham, não têm uma identidade.


Paulo diz em Romanos 1:22 “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” Compare isso com a visão de Deus sobre a vida. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2:10 NVI)


Tradução de Dennis Downing
em inglês “The Purpose of Life”
de “Nas Garras da Graça”

Site: http://www.maxlucado.com.br/reflexao-semanal/proposito-da-vida/





Dificuldade em Dormir




Milhões de Americanos tem dificuldade em dormir! Você pode ser um desses. Só uma outra criatura tem tanta dificuldade em dormir quanto nós. Eles são cobertos de lã, de mente simples, e devagar… ovelhas. Ovelhas não conseguem dormir! Para ovelhas dormirem, tudo tem que estar certinho. Nada de predadores. Nada de tensão na manada. Ovelhas precisam de ajuda. Elas precisam de um pastor para conduzí-las e ajudá-las até pastos verdejantes. Sem pastor elas não conseguem dormir.


Sem um pastor nem tampouco nós conseguimos. Salmo 23:2 diz “Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas”. Quem é o ativo? Quem é o encarregado? O Pastor! Com os nossos olhos no Pastor, iremos dormir. Isaías 26:3 nos lembra da promessa, “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.”


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Sleeping Trouble”
de “Aliviando a Bagagem”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/dificuldade-em-dormir/






O que é Espiritual?




1 Coríntios: 3. 11. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.


Espiritual é tudo que começa em Deus!


Posso pastorear uma grande igreja sem ser chamado para isso. Posso trabalhar todos os dias secularmente e estar cumprindo o meu propósito!


Lucas: 13. 26. então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas; 27. e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.


Nem tudo que parece espiritual é espiritual!


Nem tudo que é carnal parece carnal!


Se fosse fácil discernimento de espíritos não seria um dos dons! Já pediu por ele?


O que começa em Deus, termina em Deus!


O que começa no homem nunca termina em Deus!



Por: Fausto Bittencourt | Igreja Embaixada do Reino de Deus – Florianópolis-SC






Salteadores do que?




Jesus virou a mesa daqueles que convenciam, instigavam e forçavam a adoração. Não adianta dar do que eu tenho se não dou de quem eu sou!! Nunca daria para Deus algo que não me custe, mas quem sabe o que me custa é Deus, e Ele não tem nenhuma dificuldade em me pedir.


Roubaram a essência do culto a Deus! A expectativa e a liberdade de um adorador! Jesus não veio para acusar o roubo, mas anunciar o Reino! Papai procura adoradores verdadeiros para o Seu Reino, a verdade sincera caminha junto com meu louvor.


Salteadores do que então ?


Os cambistas não estavam roubando o povo, estavam vendendo!


Mateus: 21. 12. Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; 13. e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores.


Gálatas: 1. 11. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; 12. porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.


Por: Fausto Bittencourt | Igreja Embaixada do Reino de Deus – Florianópolis-SC







Somos Como Ovelha




Isaías 53:6 diz “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho…” Você não pensaria que ovelhas seriam obstinadas. De todos os animais de Deus, a ovelha é que menos tem condições de se cuidar. Ovelhas não são inteligentes. Você já conheceu um treinador de ovelhas? Já viu ovelhas fazendo malabarismos? Conhece alguém que ensinou sua ovelha a rolar no chão? Não. Ovelhas são burras demais.


Quando Davi disse em Salmo 23, “O Senhor é o meu pastor” será que ele não poderia ter empregado uma metáfora melhor do que ovelhas e pastores? Quando Davi que foi guerreiro e embaixador de Deus, procurou uma figura para Deus, ele lembrou de seus dias como pastor. Ele lembrou como derramou atenção nas ovelhas. Como ele vigiou as ovelhas. Davi regozijou-se para dizer “O Senhor é o meu pastor” e enquanto fez isso, ele orgulhosamente proclamou “Eu sou ovelha dEle!”


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “We Are Like Sheep”
de “Aliviando a Bagagem”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/somos-como-ovelhas/






Obediência é a Chave




Você quer uma vida de Terra Prometida? Você deseja a plenitude de Dias de Glória? Então, obedeça aos mandamentos de Deus! O que é isso? Você esperava algo mais místico, exótico, ou intrigante? Você achou que a vida a nível de Terra Prometida nasceria de declarações exaltadas ou visões angelicais, momentos do topo da montanha, ou mensagens à meia noite do céu? Sinto muito em desapontá-lo.


Obediência, escreveu C.S. Lewis, é a chave para todas as portas. Não pense por um momento que você pode dar ouvidos à voz errada, optar pela escolha errada, e escapar as consequências. Ao mesmo tempo obediência leva a uma cascata de bondade, não só para você, mas seus filhos, os filhos dos seus filhos, e seus netos. É a promessa de Deus em Êxodo 20:6 de mostrar “bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.” Enquanto obedecemos aos mandamentos de Deus, abrimos as portas para as bênçãos de Deus!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Obedience is the Key”
de “Dias de Glória”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/obediencia-e-chave/






Precisamos da Nota C do Meio




Quando o autor Lloyd Douglas frequentou a universidade, ele morou numa pensão com um professor de música aposentado que morava no segundo andar. Douglas olhava na porta e perguntava “Qual a boa nova?” O senhor de idade pegava em seu diapasão, batia na cadeira dele e dizia “Isso é a nota C do meio. Foi a nota C ontem, será C amanhã, será C do meio daqui a mil anos. O tenor no andar de cima é bemol. O piano do outro lado do corredor é desafinado, mas meu amigo, isso é C do meio!”


Você e eu precisamos de um C do meio. Um ponto fixo num mundo girando. Um Pastor imutável. Um Deus que pode parar a tempestade. Um Senhor que pode declarar o sentido da vida. E de acordo com Salmo 23, você já O tem. O Senhor é o seu pastor! Ele é o seu C do meio.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “We Need a Middle C”
de “Aliviando a Bagagem”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/precisamos-da-nota-c-do-meio/






Deus não Muda




Você e eu estamos sujeitos. O tempo determina o que vestimos. A gravidade dita nossa velocidade e a saúde determina nossa força. Podemos desafiar essas forças e alterá-las um pouco, mas nunca nos livramos delas. Deus é um Deus imutável, sem causa, e um Deus que não se sujeita. Ele não olha o tempo, Ele o faz. Ele não desafia a gravidade, Ele a criou. Ele não é afetado por sáude, Ele não tem corpo


Jesus disse: “Deus é espírito” (João 4:24). Uma vez que Ele não tem corpo, Ele não tem limitações, igualmente ativo na Camboja quando em Connecticut. “Para onde fugirei do seu Espírito”, Davi pergunta em Salmo 139:7.
Deus, Imutável. Deus, Sem Causa. Deus Soberano. Apenas uma fração das qualidades de Deus, mas não é o bastante para nos dar uma visão do nosso Pai? Salmo 90:2 diz “Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus!”


Deus, nosso Pastor, não precisa olhar o tempo; ele o cria. Ele não desafia a gravidade, ele a cria. Imutável. Eterno. Soberano. Estas correspondem apenas a uma fração das qualidades de Deus. Mas, será que não são o suficiente para vislumbrarmos nosso Pai? Não precisamos desse tipo de pastor? Não precisamos de um pastor imutável?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God Does Not Change”
de “Aliviando a Bagagem”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deus-nao-muda/








Você tem uma Corrida a Correr



Outro dia quando estava me preparando para correr, o sol estava brilhando, mas o vento estava frio. Casaco ou agasalho? O escoteiro dentro mim prevaleceu e eu coloquei ambos. Peguei meu celular e minha garrafa de água. Para que ninguém roubasse meu carro, eu peguei minhas chaves. Eu parecia mais uma mula de carga do que corredor! Dentro de uma milha estava tirando o casaco.


Este tipo de peso vai lhe tirar o fôlego. O que é verdade no cooper é verdade na fé. Deus tem uma grande corrida para você correr. Mas, você tem que abrir mão de algumas coisas. Como é que você pode levantar o fardo de outra pessoa quando seus braços estão cheios do seu próprio fardo? Para o bem daqueles que você ama, viaje leve. Por causa do Deus que você serve, viaje leve. Para o bem da sua própria felicidade, viaje leve!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “You Have a Race to Run”
de “Aliviando a Bagagem”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/voce-tem-uma-corrida-correr/







Eu Preciso Viajar Leve




Deus está dizendo “Bote essas coisa no chão. Você está carregando fardos que não precisa suportar.” Jesus diz isso em Mateus 11:28 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”


Não se lembra? É porque você fez sem pensar. É porque a bagagem que agarramos não é feita de couro, e sim de fardos. A mala da culpa. A bolsa do cansaço, outra do pesar. Uma mochila de dúvidas, outra bolsa de medo. Carregar malas é cansativo!


Eu não sei como viajar leve. Mas eu preciso aprender. Não dá para aproveitar uma viagem carregando tanta coisa, tanta bagagem. É provável que, em algum momento hoje, entre o primeiro passo no chão e o último passo saindo da porta, você agarrou alguma mala.


Eu preciso aprender a viajar leve!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “I Need to Travel Light”
de “Aliviando a Bagagem”
Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/eu-preciso-viajar-leve/




Imagine um Mundo Perfeito




Experimente isto. Imagine um mundo perfeito. O que quer que isto signifique para você. Imagine. Significa paz? Então imagine tranquilidade absoluta. Um mundo perfeito implica em alegria? Então crie sua mais alta alegria. Um mundo perfeito terá amor? Pense num lugar onde amor não tem limites. O que quer que céu signifique para você, imagine-o. Coloque-o firmemente afixado na sua mente. Tenha prazer nele. Sonhe com ele. Deseje-o.


E então sorria enquanto o Pai lhe lembra através das palavras do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 2:9, “Ninguém jamais imaginou o que Deus tem preparado para aqueles que O amam.” Ninguém…ninguém chegou nem perto. Pense em todas as músicas sobre o céu; todas as pinturas; as aulas ensinadas; poemas escritos; e capítulos rascunhados. Quando o assunto é descrever o céu, somos todos felizes fracassos!


Tradução de Dennis Downing
Em Inglês: “Imagine a Perfect World”
Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/imagine-um-mundo-perfeito-3/





O Amor Fiel de Deus




Deus não vai abrir mão de você. A grande novidade da Bíblia não é que você ama a Deus, mas é que Ele lhe ama! Ele fez uma tatuagem com seu nome na palma da mão dEle. Os pensamentos dele sobre você são mais numerosos que os grãos de areia na praia. Você nunca sai da mente dEle, dos olhos dEle, nem foge dos pensamentos dele.


Você não precisa ganhar o amor dEle. Você já o tem. Ele vê o pior de você e ainda lhe ama. Seus pecados de amanhã e falhas do futuro não O surpreenderão; Ele os vê agora. Todos os dias e obras da sua vida já passaram diante dos olhos dEle e já foram calculados na decisão dEle. Ele lhe conhece melhor do que você mesmo, e já chegou a um veredito: Ele ainda lhe ama! Nenhuma descoberta O desiludirá. Nenhuma rebelião O fará desistir. Ele O ama com um amor eterno. O amor de Deus – fiel, que nunca acaba.


Tradução de Germana Downing
Em Inglês: “God’s Never Failing Love”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-amor-fiel-de-deus-2/






O Segredo do Perdão




Você nunca perdoará alguém mais do que Deus já lhe perdoou. Ainda é difícil considerar a ideia de perdoar aquela pessoa que lhe machucou? Se for, vá mais uma vez para o quarto. Veja Jesus enquanto ele vai de discípulo para discípulo. Está vendo Ele? Dá para ouvir a água na bacia? Dá para ouvi-Lo se arrastar no chão para a próxima pessoa? Focalize nesta imagem.


João 13:12 diz “Quando terminou de lavar-lhes os pés…” Note aí, ele terminou de lavar os pés deles. Isso significa que ele não deixou ninguém de fora. Por que isso é importante? Porque isso significa que ele lavou os pés de Judas. Jesus lavou os pés do seu traidor. Isso não significa que foi fácil para Jesus, e isso não significa que é fácil para você. Mas É para dizer que Deus nunca lhe mandará fazer algo que ele ainda não tenha feito!


Tradução de Dennis Downing
em inglês “The Secret of Forgiveness”

Site: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-segredo-do-perdao-2/






Mais que uma História de Natal




O nascimento do filho de uma virgem é mais, muito mais que uma história de Natal. É uma história sobre o quão próximo Cristo chegará para você! A primeira parada no itinerário dele foi um ventre. Até onde Deus irá para tocar o mundo?


Olhe fundo dentro de Maria para a resposta. Melhor ainda, olhe fundo dentro de você mesmo. “Cristo em vocês, a esperança da glória!” a Escritura diz em Colossenses 1:27. Cristo cresceu em Maria até que Ele tinha que sair. Cristo irá crescer em você até que o mesmo aconteça. Ele sairá em suas palavras, suas ações, suas decisões. Cada lugar em que você mora será um Belém. E cada dia em que você vive será um Natal. Entregue Cristo ao mundo… seu mundo.


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “More Than a Christmas Story”
de “Deus Chegou Perto”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/mais-que-uma-historia-de-natal-2/







Noite de Natal




É noite de Natal. A casa está silenciosa. Até o ruído da lareira se extinguiu. As brasas ainda acesas brilham no gabinete escuro. Meias vazias foram penduradas na toalha que cobre a lareira. A árvore se encontra num canto, também vazia. Cartões natalinos, enfeites e lembranças fazem com que a noite de Natal recorde o Dia de Natal.


É noite de Natal. Que dia foi aquele! Chá condimentado. Papai Noel. Comidas gostosas. “Obrigado, muito obrigado.” “Você não precisava!” “Vovó está no telefone.” Papel de presente aos montes. “Serve certinho.” Flashes. Fotos.


É noite de Natal. As meninas estão na cama. Jenna sonha com seu Pássaro falante e agarra sua bolsa nova. Andréia dorme com seu pijama novo de Papai Noel… Leia o resto de “Noite de Natal”


Pela equipe de MaxLucado.com.br desejamos a você e sua família um Natal muito especial com a plena presença de Jesus, o verdadeiro “Deus conosco”.


Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/noite-de-natal/






Ódio não parece combinar com um Deus que é Amor?




Romanos: 9. 13. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. 14. Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum.


Jacó e Esaú prosperaram. Ambos enriqueceram muito, ambos tiveram uma grande família.


O que caracteriza a ira de Deus é ser abandonado a sua própria vontade!
– é não ter os braços do abba para correr
– não se sentir cuidado pelo Deus criador
– é não cumprir um chamado maior que nós mesmos
– é trocar sua herança por um prato de lentilha


O sintoma é o mesmo de Judas Iscariotes. Ao invés de correr para O Cristo de Deus, buscou arrependimento e aprovação aos pés da religião, no templo da religião, ao homem religioso. Deus não se importava mais!


Romanos: 1. 24. Por isso Deus os entregou, as concupiscências de seus corações…..


A presença do mal não é tão preocupante quanto a ausência de Deus.


Não menospreze os conselhos de Deus!


Não deseje ser usado por Deus, mas amado por Ele!


Dinheiro não é prova! Carro não é prova! A evidência do meu Deus é o amor!


Que o amor de Deus em Cristo esteja sempre sobre a sua vida! Sem Ele, nada podeis fazer.


O homem viaja pelo universo pra descobrir se está sozinho! Feche a porta do seu quarto e descubra você mesmo.


Pastor Fausto
Fonte: https://ministerioensino.wordpress.com/2016/12/31/odio-nao-parece-combinar-com-um-deus-que-e-amor/






Jesus Cria Espaço




Algumas das palavras mais tristes da terra são “nós não temos lugar.” Jesus conhecia o som daquelas palavras. Ele ainda estava no ventre de Maria quando o dono da hospedaria disse, “Nós não temos espaço para você.” E quando ele ficou pendurado na cruz, a mensagem não foi de absoluta rejeição? Não temos espaço para você neste mundo.


Hoje Jesus recebe o mesmo tratamento. Ele vai de coração em coração, perguntando se ele pode entrar. De vez em quando ele é bem-vindo. Alguém abre a porta do coração dele ou dela e convida Jesus a ficar. E para aquela pessoa Jesus dá esta grande promessa, “Na casa do meu Pai há muitos quartos…” (João 14:2).


Nós criamos lugar para ele em nossos corações. E Jesus cria lugar para nós em Sua casa!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Jesus Makes Room”
de “Deus Chegou Perto”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/jesus-cria-espaco/




Céus Abertos




“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado.” Mateus 3-17 (KJA)


Além dessa passagem de Mateus, Gênesis 28-12 também menciona uma porta aberta no céu, porém, em nenhuma parte das escrituras menciona que Deus voltou a fechar. Elas continuam abertas. O problema é que não conseguimos enxergar, estamos buscando tantas coisas, que esquecemos das coisas de Deus. Temos buscado tanto a provisão vinda da parte dEle, no que Ele propriamente dito. Gênesis fala a respeito de Jacó, onde o mesmo Deus declara que o amou (Romanos 9-13), e Mateus fala a respeito de Jesus, onde o próprio Deus declara que muito o agradou. Interessante que seus estilos de vida levaram a Deus mostrar os céus abertos sobre eles.  Os apóstolos em Mateus 28 ao verem Jesus subindo, também se depararam com um Céu aberto, porém alguns dias que antecederam esse episódio, Jesus os chamou de amigos.


Deus tem um prazer em revelar Seus atributos para quem busca Seu Reino, porém, nesses dias atuais o Reino deixou de ser a prioridade da busca do cristão. Amizade e intimidade com Deus são alguns dos assuntos que deixaram de existir em nossas pregações. Estamos vivendo em dias onde os cristãos estão totalmente egoístas, buscando mais seus interesses do que a Glória de Deus como mencionado em João 12-43: “…pois amaram mais a honra dos homens do que a glória de Deus.”


Temos olhando tanto para as mãos dEle, precisamos levantar nossas cabeças e vislumbrar Sua face, então desfrutaremos de um céu aberto em nossas vidas.


Quanto mais você se torna amigo de Deus, mais se importa com as coisas com que Ele se importa, e isso O levará a mostrar um céu aberto sobre você, foi assim com Jacó, foi assim com Jesus, foi assim com os apóstolos. Porém a questão é, ao ver os céus abertos, ouviremos de Deus que Ele tem prazer em nós, ou teremos uma outra resposta?







Quem está disposto a Orar?




“Elias era uma pessoa frágil como nós. Ele orou fervorosamente, rogando para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Então, fez outra oração, e os céus derramaram suas chuvas e a terra produziu seus frutos.” Tiago 5-17, 18 (KJA)


Para que uma igreja seja saudável, o “método” de Deus é a oração!


É incrível o poder que uma oração exerce no mundo! Creio que Deus decidiu agir nos assuntos do homem apenas por intermédio da oração. Para Deus, um homem que ora é um homem poderoso! No caso de Elias, a bíblia não afirma que ele profetizou, entoou um cântico, realizou um ato profético, a bíblia afirma que ele apenas OROU! O problema hoje, é que a oração não é mais algo primordial nas igrejas e ministérios, a busca pelo sucesso ministerial e frequência nos cultos tem levado igrejas a tomarem caminhos opostos ao da oração. Oração é o único meio de crescimento de uma igreja. A oração te conduz para a intimidade, e apenas a intimidade te leva a conhecer a Cristo. Não há outra maneira de gerar filhos a não ser por intimidade, é por isso que hoje temos presenciado uma geração de ministros fracos e mornos, pois não foram gerados por alguém que esteja dispostos a passar tempos orando para conhecer a Deus intimamente.


Para mim, a melhor definição de oração é: “Estar com Deus e ter comunhão com Ele.” O problema é que nesses nossos dias temos estado muito pouco com Deus, muito menos mantemos alguma comunhão com Ele. Hoje, o que você tem em comum com Jesus? Precisamos voltar ás práticas da oração! Precisamos voltar a se importar com  aquilo que Cristo se importa! E olha meu irmão, as prioridades dEle são bem diferentes das nossas!


“…e se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, ORAR e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra.” II Crônicas 7-14 (KJA)



Pela busca do crescimento a igreja perdeu o costume de se humilhar, é necessário que tenhamos uma visão de Deus. Os anciãos quando olhavam para Aquele que estava assentado no trono, ao som da adoração dos seres viventes, se prostravam e lançavam suas coroas diante dEle. Certamente, os anciãos estão vendo algo que a igreja precisa ver nos dias de hoje. Eles estão vislumbrando algo que os levam a abrir mão dos títulos, status, diplomas, posições e conceitos, apenas por estarem na Presença de Cristo! Jesus precisa voltar para nossas igrejas!


A Sua Face precisar voltar a ser nosso objetivo de busca, a santidade precisa voltar a fazer parte do nosso estilo de vida! Assim voltaremos a viver um tempo de manifestação da Presença de Deus e do Seu Espírito Santo em nossa cidade!


Deus está em busca de pessoas que orem, se possível, fervorosamente!


Murilo Mattos

Fonte: https://ministerioensino.wordpress.com/2017/06/06/quem-esta-disposto-a-orar/






O Único Nome




Filho de Deus, Cordeiro de Deus, a Ressurreição e a Vida, Alfa e Ômega. Há frases que testam os limites das línguas humanas num esforço para medir o imensurável, a grandeza de Deus. Sempre ficam aquém. Ouvir elas é como ouvir uma banda do Exército da Salvação numa esquina de rua tentando tocar O Messias de Handel.


Nenhum nome faz jus a Deus. Mas, há um nome: Jesus. Um nome tão típico, que se ele estivesse aqui hoje, o nome dele poderia ser João ou Roberto, ou Tiago. Ele era tocável, aberto, alcançável. “Me chame apenas de Jesus”, você quase consegue ouví-Lo dizer. Aqueles que andaram com Ele lembraram ele não por um título ou designação, mas com um nome: Jesus! É um nome bonito e um nome poderoso. O dia vem quando ao nome de Jesus todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Senhor!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Only Name”
de “In the Manger”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/o-unico-nome/







Ocupado demais para Vê-lo




A imaginação é intrigada pensando na conversa do dono da pousada e sua família. Será que alguém mencionou a chegada do jovem casal na noite anterior? Será que alguém perguntou sobre a gravidez da jovem no jumento? O dono da pousada e sua família estavam tão ocupados. O dia estava cheio. Eles tinham que fazer o pão do dia. As tarefas da manhã tinham que ser feitas. Tinha coisas demais a fazer para imaginar que o impossível havia ocorrido. Deus havia entrado no mundo como um bebê.


Enquanto isso, a cidade era agitada. Os comerciantes não sabiam que Deus havia visitado seu planeta. O dono da pousada nunca ia acreditar que ele havia enviado Deus para fora no frio. Aqueles que perderam de vista a chegada da Majestade, a perderam não por causa de atos maus ou maliciosos. Não, eles perderam porque simplesmente não estavam olhando. Não mudou muita coisa nos últimos dois mil anos, não é?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Too Busy to See Him”
de “In the Manger”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/ocupado-demais-para-ve-lo/





Espere Próximo à Manjedoura




O Cristianismo nasceu numa grande interrupção celestial. É só perguntar aos pastores de Belém! Eles não tinham nenhuma expectativa de agitação. Eles estão acompanhando ovelhas. Contamos ovelhas para dormir! Pastores valorizavam o previsível. Esse era o turno da noite. Qualquer agitação era má agitação: lobos, leões, ladrões.


Só porque eles queriam uma noite calma não significa que eles iam receber isso. Lucas diz, “E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.” Mudança sempre traz medo antes de trazer fé. Sempre presumimos o pior antes de procurarmos o melhor. Ainda bem que os pastores esperaram. Senão, eles poderiam ter perdido o versículo seguinte. … O anjo lhes disse: “Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Linger Near the Manger”
de “In the Manger”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/espere-proximo-manjedoura/






Deus Vem ao Comum




Há uma palavra que descreve a noite em que Jesus veio: comum. Foi uma noite comum com ovelhas comuns e pastores comuns. E se não fosse por um Deus que gosta de juntar um “in” na frente do comum, a noite teria passado desapercebida. Mas Deus dança no meio do comum. Aquela noite ele fez uma valsa. E a noite nunca mais foi comum.


O anúncio foi primeiro para os pastores. Eles não perguntaram a Deus se Ele tinha certeza do que estava fazendo. Teólogos teriam consultado seus comentários. As elites teriam olhado para ver se alguém estava observando. Os bem sucedidos teriam olhado primeiro as suas agendas. Mas os anjos foram aos pastores. Homens que nem sabiam o suficiente para dizer a Deus que um messias não é encontrado numa manjedoura. Deus vem ao comum: porque sua ferramentas mais poderosas são as mais simples!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God Comes to the Common”
de “In the Manger”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/deus-vem-ao-comum/





Procurando na Noite por uma Luz




Você já esteve onde José estava. Cada um de nós sabe o que é procurar na noite por uma luz. Não num estábulo, mas talvez numa sala de emergência ou na grama aparada de um cemitério. Temos feito nossas perguntas. Temos questionado porque Deus faz o que faz.


Na noite em que Jesus nasceu, eu queria saber se José orou, “Pai, tudo isso parece tão… bizarro. O anjo que o Senhor enviou? Alguma chance que poderia enviar outro?”


Se você estiver perguntando o que José perguntou, permita-me lhe exortar a fazer o que José fez. Obedeça. Ele não deixou a confusão dele impedir sua obediência. E você? Você tem uma escolha: obedecer ou não obedecer. Porque José obedeceu, Deus o usou para mudar o mundo. Será que ele pode fazer o mesmo com você? Você será esse tipo de pessoa? Você servirá… mesmo quando você não entende?


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Search the Night for a Light”
de “In the Manger”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/procurando-na-noite-por-uma-luz/





Aconteceu Num Momento




Tudo aconteceu num momento, um momento maravilhoso. Deus se tornou homem! O Céu se abriu e colocou o seu mais precioso num ventre humano. Jesus veio, não como um clarão de luz ou como uma conquistador distante, mas como um cujos primeiros gritos foram ouvidos por uma jovem campestre e um carpinteiro sonolento. As primeiras mãos que o seguraram não tiveram manicure, mas calos e sujeira. Por trinta e três anos ele sentiria tudo que nós sentimos… fraco, cansado e com medo do fracasso. Ele sentiu as dores.


Pensar em Jesus de tal forma parece quase irreverente. Tem alguma coisa em preservá-lo divino que o mantém à distância e previsível. Não faça isso! Pelos céus, não faça isso! Permita ele ser tão humano quanto ele pretendia ser. Deixe ele entrar no lamaçal do nosso mundo. Pois só se permitirmos ele entrar, é que ele pode nos puxar para fora!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “It Happened in a Moment”
de “In the Manger”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/aconteceu-num-momento/





José Se Arriscou




José estava seguro no seu galho na árvore. Previsível e sólido, José não tinha intenção de deixar seu canto. Quer dizer, até que ele teve que ir até a extremidade do galho. Grávida pelo Espírito Santo? Peraí! Quem vai acreditar em mim? O orgulho disse a ele para não fazer. Mas Deus o chamou a fazer.

Maria, a mãe dEle, estava prometida em casamento a José, mas antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. (Mateus 1:18 NVI).


Eu imagino que você pode se identificar com José. Um pé na sua vontade e outro na vontade de Deus. A vontade dEle ou a sua? Desconfortável, não é? Pode apostar que não vai ser fácil. Subir em galhos nunca foi fácil. Pergunte a José. Melhor ainda, pergunte a Jesus! Ele conhece melhor do que qualquer outro o custo de ficar pendurado numa árvore!


Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Joseph Went Out on a Limb”
de “In the Manger”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/jose-se-arriscou/





Cristo Vive em Seus Filhos




Proliferando pelas Escrituras há uma preposição atraente e convidativa: a preposição em. Jesus vive em seus filhos. Em Apocalipse 3:20, Jesus diz “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”


Deus em nós! Será que compreendemos a profundeza dessa promessa? Ele fará o que você não pode. Com Deus em você, você tem milhões de recursos que você não tinha antes. Não consegue parar de ficar ansioso? Cristo pode. E ele habita em você. Não consegue se esquecer do passado, perdoar o mal criado ou vencer os seus vícios? Cristo pode! E ele habita em você! Como seria bom estar tão cheio da presença dele que poderíamos dizer com o apóstolo Paulo “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim!” (Gálatas 2:20 NVI)

Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Christ Lives in His Children”
de “In the Manger”

Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/cristo-vive-em-seus-filhos/





De Joelhos Diante de Jesus




Uma catedral pequena nos arredores de Jerusalém marca o suposto lugar do nascimento de Jesus. Por trás de um altar na igreja há uma escavação, uma pequena caverna iluminada por lâmpadas de prata. Você pode entrar no prédio principal e admirar a igreja antiga. Você também pode entrar na caverna silenciosa, onde uma estrela embutida no chão reconhece o nascimento do Rei. Há uma condição, porém. Você tem que se abaixar. A porta é tão baixa que não dá para entrar em pé.

O mesmo é verdade sobre Cristo. Você pode ver o mundo em pé, mas para testemunhar o Salvador, você tem que estar de joelhos! Então, no nascimento de Jesus, enquanto os teólogos estavam dormindo, e a elite estava sonhando e os bem sucedidos roncando, os humildes estavam se ajoelhando. Estavam se ajoelhando diante dAquele que só os humildes verão. Estavam se ajoelhando diante de Jesus!


Fonte: http://www.maxlucado.com.br/devocional-diario/de-joelhos-diante-de-jesus/




Ser Salvo não te custa nada, ser Discípulo te custa Tudo




O que tem prejudicado a sua vida no passado e, lamento dizer, até hoje, é a sua negligência quanto à leitura. Negligência tal que, por sua vez, chega a prejudicar até o próprio desejo de ler.

Dificilmente me recordo de um pregador que leia tão pouco. Eis a razão porque seu talento em pregar não aumenta. Você continua pregando como pregava há sete anos; com emoção, porém sem profundidade.

Falta variedade e conteúdo.

A leitura poderá preencher estas lacunas com meditação e oração diária. Você prejudica a si mesmo em omitir tal prática.

Desprezo à leitura impede alguém de ser um pregador maduro. Até para ser um cristão íntegro é mister a leitura adequada. Queira Deus que começasse logo!

Separe uma parte do dia para este exercício. Assim adquirirá o sabor por aquilo que faltava; o que parece monótono no início se tornará com o tempo um prazer.

Com ou sem disposição leia e ore diariamente. É para a sua própria vida; não existe outro caminho.

Faltando isso será para sempre um pregador superficial.


John Wesley - 17 de agosto de 1760