Volume de vendas na PB tem 2ª menor alta do Brasil em novembro de 2019, diz IBGE

Setor permaneceu estável e registrou aumento de 0,1% mesmo com a realização da 'Black Friday'.

Comércio de João Pessoa Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba apresentou a 2ª menor alta percentual do país em novembro de 2019.

O setor permaneceu estável, em comparação a outubro do mesmo ano e variou 0,1%, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (15). A variação média brasileira foi de 0,6% e o indicador mais alto foi alcançado pelo estado de Roraima, com uma alta de 9,3%.

Já o Rio Grande do Norte e o Amapá apresentaram o menor, uma retração de 0,7%. No mesmo período de 2018, a pesquisa constatou um crescimento setorial no mês de novembro, quando o estado registrou as maiores variações do Nordeste, tanto no volume de vendas, que teve alta de 6%, como na receita nominal, que aumentou 7,2%, conforme a PMC. O levantamento indica ainda que o volume de vendas no estado acumula uma retração de 3,3% no período de janeiro a novembro de 2019, tendo em vista o mesmo intervalo em 2018, além de uma queda de 3% nos últimos 12 meses. Na PMC, a categoria “comércio varejista” não inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção.

Essas fazem parte do “comércio varejista ampliado”, que é analisado separadamente.

Categoria:Paraíba