Conheça o perfil dos palestrantes 'TEDxAltodoMouraED' em Caruaru

Evento será realizado no dia 7 de dezembro, das 10h às 18h, no Sesc.

Primeiro TEDx do interior do Estado apresenta o tema "De tudo que há no mundo".

Palestrantes do 'TEDxAltodoMouraED' em Caruaru Divulgação Será realizado no sábado (7) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o "TEDxAltodoMouraED".

O primeiro TEDx do interior do Estado apresenta o tema "De tudo que há no mundo" e vai acontecer das 10h às 18h, no Sesc. Os interessados em assistir o ciclo de palestras se inscreveram através de um formulário pela internet.

As vagas para acompanhar foram limitadas a 100 pessoas e os espectadores foram selecionados após avaliação de curadores.

O credenciamento será iniciado às 9h.

A ordem das palestras não foi divulgada pela organização. Promovido por educadores e para educadores, o evento - organizado de forma independente - é uma licença do TED (Technology, Entertainment and Design), organização mundialmente conhecida, sem fins lucrativos, dedicada às "ideias que merecem ser compartilhadas". Logo do TEDxAltodoMouraED Divulgação Conheça o perfil dos palestrantes "TEDxAltodoMouraED" divulgados pela organização: Jefferson Moisés Caruaruense, 33 anos, casado e pai da Lua, foi o escolhido para apresentar o TED.

É ator, poeta, declamador e cordelista, amante da cultura nordestina.

Mergulhou de vez na literatura de cordel em 2017 e de lá pra cá tem se apresentado em festivais, escolas e eventos literários, sempre levando a poesia de cordel com o gracejo, a interpretação e a vontade de fazer o público entrar no universo poético de forma lúdica.

Emília Lins Graduada em Pedagogia com mestrado em psicologia cognitiva pela UFPE, doutorado em educação na UFMG com estágio no Centre de Hautes Études en Sciences Sociales em Paris.

Começou sua experiência na docência como alfabetizadora e atualmente é professora-assistente do Centro de Educação da UFPE.

Durante a semana mora no Recife e nos finais de semana no Alto do Moura, onde junto a comunidade criou a Biblioteca Comunitária e desde 2017 promove a Festa Literária do Alto do Moura. Pife da Inclusão A Banda Pife da Inclusão foi fundada em 2017 em Caruaru pela Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (APODEC).

Em seus 3 anos de existência, representa a inclusão e a cultura popular em suas apresentações, como o São João de Caruaru, a abertura das Paralimpíadas Escolares em São Paulo em 2018 e no Carnaval de Olinda. Patrícia Barreto Vencedora do Prêmio "Educador Nota 10", é pernambucana, esposa de Vital, mãe de Vanessa e João, apaixonada por dança popular, livros, gastronomia, bike e plantas.

Doutora em Linguística pela UFPB, ativista por uma educação pública de qualidade para todos.

Há 18 anos leciona Língua Portuguesa na rede pública.

Atualmente, trabalha no IFRN, onde desenvolveu o projeto vencedor na categoria voto popular do Prêmio "Educador Nota 10" de 2019. Nicinha A ceramista Cleonice Otília (Nicinha) vai representar o coletivo de mulheres "Flor do Barro", uma associação de mulheres fortes, de fibra, mulheres de argila, de amor mulheres de barro, de flor um exemplo de mulheres singularmente identificadas pelo que são, pelo que fazem e pelo que ainda farão para a arte, para a cultura e para a economia criativa. Jayse Ferreira Pernambucano e filho de pai analfabeto, o professor Jayse Ferreira foi eleito um dos 50 melhores professores do mundo pelo Prêmio Global Teacher Prize.

Ao notar que muitos de seus alunos não se reconheciam como negros por medo de sofrerem preconceito, Jayse criou o projeto "`Eu sou uma obra de arte – Etnias do mundo"`.

A proposta, que foi vencedora do Prêmio Professores do Brasil, visava valorizar a diversidade racial da turma ao representar através da fotografia os diversos povos e personagens do mundo que tinham algum traço similar com os alunos. Raianny Araújo A pernambucana Raianny Araújo é pedagoga e Mestre em Educação pela UFPE.

Foi professora e coordenadora pedagógica na rede pública de ensino de Caruaru- PE por seis anos, professora substituta na UFPE/CAA, além de ter atuado como professora voluntária no Cursinho Popular e no curso de especialização em Gênero e Políticas Públicas, ambos da UFPE.

Hoje, atua como Tutora Pedagógica e Coordenadora de Redes do Ensina Brasil, onde trabalha para que, um dia, todas as crianças tenham uma educação de qualidade. Jana Barros Ela transformou o ensino em Seabra, na Bahia, como professora e coordenadora pedagógica.

A falta de auto-estima dos alunos foi um dos maiores desafios que a Janaína enfrentou ao longo de sua carreira.

Entendendo o impacto dessa questão na aprendizagem dos jovens, sua prática docente focada em altas expectativas foi fundamental para a eliminação da evasão e da defasagem por idade em sua escola.

Seus projetos transformadores a levaram a receber o Prêmio Educador Nota 10 em 2013. Samuel Vítor O aluno vai inspirar a plateia com sua fala sobre a importância dos espaços de Clubes TED Ed nas escolas.

Estudante do nono ano da ETI Álvaro Lins, o jovem aprecia momentos onde pode ser totalmente criativo e natural.

Gosta de pintar, desenhar e escutar música clássica aos domingos.

Sonha em ser escritor como forma de apresentar novos mundos às pessoas. Gabi da Pele Preta Gabi é caruaruense e vem alçando voos por todo o país como cantora, atriz e apresentadora.

É professora de musicalização infantil, estudante de Comunicação Social pela UFPE e militante pela Marcha Mundial das Mulheres.

Integra a movimentação Reverbo e está se preparando para lançar seu primeiro CD em 2020. Sylvia Campos Sylvia se reconhece como feminista, negra, socialista.

Iniciou sua militância aos 13 anos, no Movimento Infantojuvenil de Reivindicação (MIRIM Brasil), ONG que Preside hoje.

Formada em jornalismo (UFPE), com especialização em direitos humanos (UNICAP) e mestrado em direção de associações, fundações e entidades não lucrativas (Autônoma de Madri).

Aos 37 anos, percorre Pernambuco, o Brasil e o mundo pela defesa de direitos humanos.

Escolhida por Malala para fazer parte da Rede Gulmakai, em defesa do direito das meninas à educação, também recebeu destaque como personalidade na política. Ruan Henrique O estudante foi semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2019 com a crônica "Calçada de Feira, uma ode à cultura caruaruense".

Participou do painel "Prazer em Aprender: Relatos da Experiência entre Alunos e um Professor" durante o encontro nacional Redes que Transformam 2019, promovido pela Fundação Lemann.

Aos 15 anos, é sanfoneiro na banda Forró de Cavaco e é apaixonado pelo Nordeste. Jairo Bezerra Jairo Bezerra é aluno do oitavo ano na ETI Álvaro Lins, colégio em que estuda há três anos.

É medalhista da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, sendo sua crônica “Escola-fábrica, fábrica-escola” selecionada para a final em São Paulo no mês de dezembro.

Vem se dedicando bastante à aprendizagem e leituras enquanto constrói seu projeto de vida, que inclui estudar no exterior. Valéria Saboya Moradora do Alto do Moura e produtora cultural.

É também Conselheira de Cultura do Conselho Municipal de Cultura de Caruaru, titular do setorial "Agentes Culturais, Trabalhadores de Cultura e Produto Culturais", representando a sociedade civil.

É também idealizadora de alguns projetos voltados para a comunidade do Alto do Moura, entre eles, Festa do Barro - Porque Aqui o Barro é Sagrado, Seresta na Ladeira, Barro Daqui Escola de Lá, Forró/Frevo, além de ser atriz e poetisa. Mayara Freire Estudante do Colégio Professor Luiz Pessoa, em Caruaru, tem o sonho de uma sociedade onde não haja desigualdade de gênero.

Categoria:PE - Caruaru e Região