Jovem processa faculdade após ameaça de prisão por distribuir cartões com mensagens bíblicas


Ao longo dos anos, a estudante Polly Olsen distribuiu cartões do Dia dos Namorados com mensagens bíblicas no campus da instituição onde faz seu curso superior. Neste ano, ela foi impedida de compartilhar seus cartões e agora está processando a universidade.


O gesto de boa vontade de Polly já havia sofrido resistência em anos anteriores, por conta da política de assembléia pública da escola, que coloca limites estritos em tais atividades. Porém, a frustração da estudante explodiu em fevereiro (mês em que é comemorado o Dia dos Namorados nos Estados Unidos), quando os seguranças da Northeast Wisconsin Technical College (NWTC) a impediram de distribuir as mensagens inspiradoras no centro de estudos da escola, e a ameaçaram de prisão.


“Forças de segurança foram enviadas para prendê-la e dizer a ela que ela estava falando fora da área aprovada, uma área na qual ela só poderia falar se tivesse permissão avançada”, afirmou o advogado Rick Esenberg, da entidade Wisconsin Institute for Law and Liberty (Instituto Wisconsin para Lei e Liberdade, em tradução livre), em entrevista ao portal Action 2 News .


Segundo o advogado, a área designada pela direção da universidade era minúscula, representando menos de 0,5% do território do campus. “Seria do tamanho de dois ônibus um ao lado do outro, um pouco maior se você contar a estrada como parte dela. Ninguém se reúne lá. Eles apenas atravessam”, acrescentou a estudante, em entrevista ao Journal Sentinel.


A emissora Christian Broadcasting Network (CBN News) acrescentou que os seguranças também sugeriram que algumas pessoas poderiam considerar as mensagens exibidas nos cartões em formato de coração desconcertantes. No entanto, Polly apenas selecionava versículos bíblicos que expressam amor.


“Você é especial! 1 João 4:11”; “Deus é amor! 1 João 4:11”; “Jesus te ama! Romanos 5: 8;”; e “Você é amado e cuidado! 1 Pedro 5: 7” foram os temas escolhidos por Polly Olsen para os cartões.


Sentindo que seus direitos constitucionais haviam sido violados, a estudante decidiu processar a NWTC, mesmo com a faculdade prometendo revisar suas regras. “Eu tenho lidado com essa questão por quatro anos e eles não mudaram nada, então chegou a hora de estender a mão e fazer algo acontecer”, sustentou Polly.


De acordo com a ação, “não há nada sob a lei de Wisconsin ou as regras da NWTC que tornem ilegal a distribuição de cartões de Dia dos Namorados com referências bíblicas”, ou que constitua isso uma atividade suspeita.


O pastor e evangelista Franklin Graham concordou com Polly, sugerindo que é escandaloso que a escola sinta a necessidade de censurar um estudante cuja única intenção era compartilhar o amor de Deus com seus colegas estudantes: “Eles disseram que ela poderia ofender as pessoas!”, enfatizou o líder cristão em uma publicação no Facebook.


“Afinal, os cartões dela tinham referências bíblicas sobre eles! Polly disse que todos deveriam saber que são amados e ela estava apenas tentando expressar isso”, acrescentou o pastor.


Enquanto isso, os funcionários da escola insistem que a faculdade está comprometida em proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para seus estudantes, que inclua a liberdade de expressão.


“A liberdade de expressão é exercida todos os dias em muitos contextos diferentes em todo o campus da NWTC”, disse Karen Smits , vice-presidente da faculdade. “A política lida com ‘assembléia pública’, já que a lei reconhece que, ao contrário de um parque público, nem todas as áreas físicas das instituições educacionais estão abertas à assembléia pública”, acrescentou, tentando justificar a medida adotada contra a estudante.


Polly Olsen, por sua vez, parece não ter prazer em processar sua escola, mas demonstrou sentir que, diante da insistência da faculdade, não tem escolha: “Eu amo a minha escola e detesto fazer isso. Mas eu amo minha liberdade e meu país, e mais ainda a Deus”, finalizou.


Fonte: https://noticias.gospelmais.com.br/jovem-processa-faculdade-distribuir-mensagens-biblicas-102250.html




Categoria:Mundo Cristão

Deixe seu Comentário